Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf participa da coordenação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) em Pernambuco

publicado: 01/08/2017 17h19 última modificação: 01/08/2017 17h19
Renata Freitas
Juciane Aleixo A oficina de Seleção e Treinamento de Entrevistadores para o PMAQ – 3º Ciclo acontece até sexta-feira (4)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Colegiado de Enfermagem (Cenf), participa da coordenação do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) – 3º Ciclo, que irá avaliar as equipes de atenção básica em saúde em 60 municípios do estado de Pernambuco. O trabalho será realizado sob a coordenação geral da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ontem (31), Univasf e Fiocruz deram início à Oficina de Seleção e Treinamento de Entrevistadores, que acontece até sexta-feira (4) no Núcleo Temático 1 – NT 1, no Campus Sede da Universidade, em Petrolina (PE).

Aproximadamente 35 pessoas participam da oficina, que reúne coordenadores, supervisores e os candidatos a entrevistadores do PMAQ. A seleção e o treinamento das pessoas que irão realizar as entrevistas com as equipes de saúde ocorrerão durante o evento. Segundo a coordenadora do Cenf, professora Ângela Carneiro, que também coordena o programa na região, 14 entrevistadores irão atuar neste terceiro ciclo de avaliação, que terá início em meados de agosto e deverá se estender até dezembro.

Esta é a primeira vez que a Univasf integra o PMAQ, cujo objetivo é possibilitar a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, além de produzir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde. O ciclo avaliativo ocorre a cada dois anos. A Univasf irá coordenar a realização da avaliação nos municípios que fazem parte das seguintes Gerências Regionais de Saúde (Geres): VI Geres – Arcoverde; VII Geres – Salgueiro; VIII Geres – Petrolina; IX Geres – Ouricuri; X Geres – Afogados da Ingazeira; XI Geres – Serra Talhada. “Serão avaliadas 592 equipes de Saúde da Família, de Saúde Bucal e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) nos munícios que integram essas Geres”, informa Ângela.

Segundo ela, a participação da Univasf no PMAQ irá possibilitar também a realização de estudos futuros visando à melhoria do serviço em saúde. “Poderemos realizar projetos de pesquisa com base nos bancos de dados para contribuir com a melhoria da qualidade da atenção básica em saúde”, observa a professora.

Entre outras ações, a Univasf irá treinar os entrevistadores selecionados pela Fiocruz, dar apoio técnico à coleta de dados para garantir a qualidade das informações e avaliar a percepção dos usuários sobre os aspectos organizacionais relacionados ao acesso e utilização das unidades básicas de saúde. Além da professora Ângela Carneiro, irão atuar na execução do PMAQ na região as professoras do Colegiado de Enfermagem Margaret Olinda de Souza Lira e Kamila Juliana da Silva Santos e alunas da Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Univasf.

A descentralização do levantamento com a consequente inclusão da Univasf neste 3º ciclo avaliativo ocorreu devido à experiência da instituição com o programa “Mais Médicos”, segundo Valéria Morgana Goulart, da sede da Friocruz no Rio de Janeiro, que veio ministrar a oficina na Universidade junto com Hosana Braz. “A proximidade com a região facilita o processo de levantamento dos dados e o contato da instituição com os municípios”, destaca Valéria. Além da Univasf, participam do processo avaliativo no estado de Pernambuco a Fiocruz Recife e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).