Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf participa da Universidade de Verão, em Lauro de Freitas (BA)

Univasf participa da Universidade de Verão, em Lauro de Freitas (BA)

publicado: 12/01/2018 14h36 última modificação: 12/01/2018 14h44
João Pedro Ramalho

O município de Lauro de Freitas (BA) irá vivenciar, nos próximos dias, uma variedade de atividades acadêmicas, científicas, lúdicas e culturais, de feiras a mesas redondas, de minicursos a contações de histórias, que serão realizadas em diversos pontos da cidade. Esta é a Universidade de Verão (Univerão) de 2018, cuja programação terá início na próxima segunda-feira (15) e se encerrará no dia 21 de janeiro. A Univerão é organizada pela Prefeitura de Lauro de Freitas, em parceria com diversas instituições que atuam no estado da Bahia. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) é uma delas e contribui com o projeto através da realização de oficinas, rodas de saberes e exposições.

A Univerão é voltada para professores, estudantes, trabalhadores e comunidade em geral, tanto de Lauro de Freitas como de outras localidades do país. Para participar, é preciso se cadastrar através de uma plataforma online, disponível no site do projeto. O cadastro permite a inscrição nas diversas atividades programadas para os dias de realização do evento.

Os professores e estudantes da Univasf são responsáveis, ao todo, por 14 oficinas e uma exposição, além de uma roda de saberes que será realizada em seis sessões. Essas atividades estão distribuídas nas seguintes áreas do conhecimento: Artes Visuais, Artes Plásticas, Dança, Cultura, Linguagens, Audiovisual, Educação e Gestão. Uma dessas oficinas, por exemplo, será a de “Elaboração de Projetos Sociais”, ministrada pela pró-reitora de extensão da Univasf, Lucia Marisy, e pelo professor do Colegiado de Medicina Veterinária, João Alves. A programação completa da Univerão pode ser consultada em seu site oficial.

O diretor de Arte, Cultura e Ações Comunitárias da Univasf, Edson Rodrigues Macalini, explica que, ao escolher os espaços mediados pela instituição, houve a intenção de reproduzir iniciativas vinculadas a projetos de extensão que já eram realizadas com sucesso junto à comunidade. Para Macalini, a participação nesse projeto ajuda a cumprir uma das funções da Universidade, de levar para a comunidade as produções realizadas no ambiente acadêmico. “Isso contribui com a formação cultural das pessoas e melhora a relação com a Universidade, quebrando o muro entre a sociedade dita intelectual e aqueles não intelectualizados”, declara.

De acordo com o vice-reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, esta é uma iniciativa inovadora, já que a cultura de universidades de verão não é comum no Brasil. “Em um momento de férias, essa é uma boa oportunidade para os professores, estudantes e para a comunidade de debater ciência, tecnologia, educação e de participar de atrações culturais”, afirma Leite.

Abertura - A abertura da Univerão acontecerá às 16h do dia 15, com a conferência “Universidade e Democracia”. O palestrante será o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Carlos Salles, enquanto o mediador será o reitor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), José Bites de Carvalho. Outros espaços estão previstos para esse primeiro dia, como oficinas, minicursos, palestras, mesas redondas, seminários, rodas de saberes, curso de teatro, exposição e ação socioeducativa

Além da Univasf, outras instituições de ensino que apoiam a Univerão são a UFBA, a Uneb, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), a Universidade Estadual Santa Cruz (Uesc), a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFBA). O Governo do Estado da Bahia, a Fundação Hansen Bahia, a Fundação Pedro Calmon (FPC) e o Centro Pan-americano de Judô – CPJ também são parceiros do evento.