Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf premia trabalhos de iniciação científica, inovação e pós-graduação

Univasf premia trabalhos de iniciação científica, inovação e pós-graduação

publicado: 06/04/2018 15h58 última modificação: 06/04/2018 15h58
Renata Freitas

Os trabalhos que se destacaram durante a XII Jornada de Iniciação Científica (JIC), a VI Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (JOINT) e a VI Mostra de Pós-Graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foram premiados com Menção Honrosa, numa solenidade que aconteceu no final da tarde de quarta-feira (4). No evento, realizado no auditório da biblioteca no Campus Sede, os autores de 35 trabalhos de diversas áreas do conhecimento receberam os certificados.

Os trabalhos premiados foram apresentados na X Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Univasf, realizada em dezembro do ano passado no Campus Juazeiro. Durante a X Scientex, 265 trabalhos participaram das duas jornadas e da Mostra de Pós-Graduação. Os certificados foram entregues pela equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), por membros do Comitê Institucional de Iniciação Científica da Univasf e professores convidados.

O diretor de Pesquisa da PRPPGI, Raimundo Palheta, lembrou que esta é a segunda edição de premiação dos trabalhos contemplados com Menção Honrosa na JIC, JOINT e MPG. “A comunidade acadêmica consolidou o evento como parte do calendário científico da Univasf. Contamos com uma plateia bastante diversificada de pesquisadores e discentes, além dos familiares e amigos de alguns contemplados com o prêmio”, comemorou.

Para provocar a reflexão sobre o fazer ciência, a PRPPGI promoveu, antes das premiações, uma palestra com o professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap) José Carlos Tavares Carvalho. O professor, que também é membro do Comitê de Assessoramento da área de Farmácia do CNPq, abordou o tema “Pesquisa de Produtos Naturais na Amazônia: Perspectivas Futuras”.

Carvalho apresentou um panorama da pesquisa na região Norte do país, com número de doutores, instituições estabelecidas e grupos de pesquisa existentes. Ele ressaltou a importância de se disseminar a cultura da pesquisa em todas as regiões brasileiras. O professor falou também sobre projetos de pesquisa desenvolvidos na Unifap, a responsabilidade de se fazer pesquisa na Amazônia e os fatores legais e éticos que envolvem os estudos científicos.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univasf, Jackson Guedes, a palestra do professor Carvalho foi relevante para mostrar aos jovens pesquisadores da Univasf as dificuldades e a importância de se fazer pesquisa no país, especialmente em regiões como o Norte e o Nordeste, onde os recursos são escassos. “Ele mostrou uma realidade parecida com a que enfrentamos no bioma Caatinga. Mas apesar das dificuldades, os nossos estudantes perceberam que é possível fazer pesquisa de qualidade, com publicações em bons periódicos e contribuir para a nossa região. Precisamos valorizar a pesquisa que é feita aqui”, enfatizou.