Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf promoveu encontro para discutir pesquisa na região

Univasf promoveu encontro para discutir pesquisa na região

Evento reuniu pesquisadores da Univasf, UPE, Uneb, Embrapa e I IF Sertão-PE. O segundo dia do evento será remarcado

publicado: 29/05/2018 16h12 última modificação: 29/05/2018 16h12
Jaislane Ribeiro

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizou, durante todo o dia de ontem (28), no auditório da biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE), o Encontro dos Grupos de Pesquisa das Instituições de Ensino e Pesquisa da Região do Vale do São Francisco. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), contou com a participação de professores e pesquisadores da Univasf, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), da Universidade de Pernambuco (UPE), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A iniciativa visa fortalecer a pesquisa na região.

Com a temática “Interagir para Avançar’’, o encontro teve como propósito reunir os vários grupos de ensino e pesquisa da região para que cada líder, apresentassem suas linhas de pesquisas e os projetos que vêm sendo desenvolvidos. Durante a manhã, foram apresentadas pesquisas na área das Ciências Humanas. Entre elas, o Grupo de Estudos e Pesquisa em História da Educação no Sertão do São Francisco, da UPE, que atua em cinco linhas: Estudos históricos sobre escola, memória e cultura; História da educação, matemáticas, artefatos e objetos pedagógicos; Filosofia e educação; Gramática; e Educação e saúde na perspectiva histórica.

Para a professora do Colegiado de Pedagogia da UPE e líder do grupo de pesquisa, Virgínia Pereira da Silva, o encontro possibilitou a interlocução entre os grupos de pesquisa da região. “Podemos pensar em financiamentos de pesquisas em conjunto e a perspectiva de intercâmbios. É uma oportunidade também de conhecer a região através desses grupos de pesquisa”, ressaltou.

A professora de Artes Visuais da Univasf Flávia Pedrosa também participou do encontro e apresentou o grupo de pesquisa MITA - Estudos Multi, Inter e Trans em Artes, que trabalha com várias vertentes da área de Artes, focando na arte e na educação em uma perspectiva contextualizada. O projeto, segundo Flávia, trabalha em conjunto com outras instituições de ensino, entre as quais a UPE, na área de neuroeducação, e a UNEB, por meio do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, na área de educação contextualizada. "Estamos com links com outras instituições no Brasil como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Paraíba. Há uma conversa com a Universidade Federal do Oeste e Sul da Bahia e também ligações com a Universidade do Porto, Universidade de Melbourne Austrália e outras", destacou.

No período da tarde, os grupos das áreas de Ciências Biológicas e Ciências da Saúde apresentaram seus trabalhos. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univasf, Jackson Guedes, o evento foi de grande relevância por possibilitar aos participantes conhecer as pesquisas que estão sendo realizadas na região. “É comum procurarmos grupos e instituições de outras regiões do país, como Sul e Sudeste, enquanto temos pesquisadores bem próximos da gente e fazendo a mesma coisa que as pessoas fazem lá fora”, pontuou.

O intuito, de acordo com ele, é promover outros encontros dos grupos de pesquisa da região para proporcionar uma maior aproximação entre os pesquisadores. “Este primeiro encontro foi muito positivo, pois percebemos que é possível fazer muitos trabalhos em conjunto. Também possibilitou aos participantes conhecer outras formas de financiamento de pesquisas, por meio de parcerias com empresas privadas, como já acontece com projetos da área de Artes”, comentou Guedes.

Segundo dia – Um total de 36 grupos de pesquisa se inscreveram para o evento, cuja programação se estenderia também durante o dia de hoje (29). Entretanto, o segundo dia de atividades do evento foi suspenso, em virtude da suspensão das atividades acadêmicas na Univasf ocasionada pelos problemas gerados pelo desabastecimento de combustível. Os organizadores informaram que uma nova data será marcada assim que a situação estiver normalizada para a apresentação dos grupos que estavam programados para hoje e também para possibilitar a participação dos grupos que não conseguiram estar presentes ontem.