Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf promove hoje (7) I Workshop sobre Zoobiquidade e Medicina Translacional na Pesquisa

publicado: 07/05/2018 12h05 última modificação: 07/05/2018 12h05
Jaislane Ribeiro

Discutir sobre as novas abordagens da saúde única e da medicina única, acompanhando seus avanços conceituais e práticos. Este é um dos assuntos que serão abordados durante o I Workshop Zoobiquidade, Transbiopolítica e Medicina Translacional na Pesquisa. O evento faz parte da disciplina Imaginologia Aplicada à Medicina Veterinária Translacional, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias no Semiárido (PPGCVS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O workshop terá início hoje (7), a partir das 14h, no auditório do Hospital Veterinário Universitário (HVU), no Campus de Ciências Agrárias, em Petrolina (PE).

O evento segue até amanhã (8) é aberto a toda a comunidade acadêmica. As inscrições são limitadas e gratuitas. Para participar é preciso realizar a inscrição no local do evento. A programação começa com a palestra sobre “Zoobiquidade, Transbiopolítica e Medicina Translacional na Pesquisa”. Amanhã (8), haverá discussões sobre Programas de Internacionalização de discentes e docentes, bem como sobre Publicações em revistas de alto impacto. O workshop terá a presença do professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Rafael Felipe da Costa.

O professor do PPGCVS Alexandre Redson Soares destacou que o evento é bastante relevante por envolver a interdisciplinaridade entre as áreas que cuidam de uma saúde única (humana, animal e ambiental). “Os conceitos de transbiopolítica, zoobiquidade e medicina translacional são desdobramentos das novas abordagens da saúde única (transbiopolítica e biologia integrativa) e da medicina única (medicina comparada, medicina translacional e zoobiquidade), acompanhados dos avanços conceituais e práticos de cada um dos termos”, observa.