Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf promove I Ciclo de Debates sobre Educação a Distância

Univasf promove I Ciclo de Debates sobre Educação a Distância

publicado: 04/07/2018 15h25 última modificação: 04/07/2018 15h25
Jaislane Ribeiro

Discutir as demandas dos discentes sobre a educação a distância. Esta é uma das propostas do projeto de extensão “I Ciclo de Debates EaD”. A iniciativa é do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), ofertado pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD). Serão realizados quatro debates nas cidades de São Raimundo Nonato (PI), Paulo Afonso e Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). O primeiro encontro acontecerá amanhã (5), às 19h, no auditório do Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato.

O evento é gratuito e destinado a estudantes de graduação, pós-graduação, docentes de EaD, educação básica e à comunidade em geral. O I Ciclo de Debates tem como objetivo discutir questões relacionadas aos cursos a distância da Univasf, contribuindo para identificar os principais problemas, analisar a qualidade do ensino, como esta especialização está ajudando na formação acadêmica dos alunos, entre outros aspectos.

Os quatros encontros serão realizados nos auditórios dos campi da Univasf de cada cidade, sempre às 19h. O tema do primeiro debate é a “Formação discente na EaD”. O segundo evento vai acontecer no dia 31 de agosto em Paulo Afonso e irá discutir sobre o tema “Métodos em Ensino e Aprendizagem”. O terceiro momento acontecerá no dia 9 de novembro, no Campus Juazeiro, e abordará a temática: “Avaliação na EaD”.

A finalização do I Ciclo de Debates será realizada no dia 7 de dezembro em Petrolina, e terá como tema “Perspectivas e desafios do EaD”. Os assuntos que serão abordados durante os quatro encontros foram escolhidos pelos discentes, através de uma enquete realizada na plataforma EaD.

De acordo com o coordenador do projeto de extensão, Arthur Lima, a iniciativa surgiu a partir de uma reivindicação dos alunos do curso de Pedagogia das oito cidades onde existe polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Apesar de ser um curso a distância, os estudantes pontuaram que é preciso ter um contato maior entre alunos e professores de licenciatura.

Para Lima, o I Ciclo de Debates proporcionará momentos para discutir temáticas importantes sobre a educação a distância. “A Univasf oferta essa modalidade em várias cidades e é preciso discutir quais os principais desafios, a formação desses estudantes, como os cursos estão contribuindo para o desenvolvimento do Vale do São Francisco. É preciso falar também sobre a extensão na Universidade, um assunto que não vendo sendo pautado. Mas é através da extensão que diminuímos a distância entre Universidade e comunidade”, afirma o professor.

registrado em: , ,