Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf promove Noite Internacional Francesa na próxima quinta-feira (13)

Univasf promove Noite Internacional Francesa na próxima quinta-feira (13)

publicado: 11/07/2017 11h36 última modificação: 11/07/2017 11h36
João Pedro Ramalho
Arquivo DACC Noite Internacional Italiana aconteceu em junho no Campus Sede

Noite Internacional Italiana aconteceu em junho no Campus Sede

Conhecer as culturas de outros países é um desejo de grande parte das pessoas. Para aquelas que têm interesse em descobrir mais sobre a França, uma oportunidade especial será a Noite Internacional Francesa, evento promovido pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Núcleo de Línguas (NucLi) e do Clube de Cultura Internacional da Univasf. O evento é gratuito e acontecerá na próxima quinta-feira (13), às 19h, no Auditório da Biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE). Toda a comunidade está convidada.

A programação conta com a exibição do filme “Que mal eu fiz a Deus?”, comédia dirigida por Philippe de Chauveron em 2014 e que narra a história de uma família católica francesa, cujas quatro filhas casam com homens de etnias e religiões diferentes das paternas. Através da apresentação do filme, que será feita com áudio original e legenda em português, a professora do NucLi Angéline Bourgoin, representante da Embaixada Francesa no Brasil, irá discutir sobre o multiculturalismo em seu país de origem, especialmente em um contexto mundial de grande fluxo de imigrações e de aumento no número de refugiados.

A Noite Internacional é uma iniciativa do Clube de Cultura Internacional da Univasf, projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), e promovida em parceria com a Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC). A primeira edição foi realizada em 19 de junho, sobre a cultura da Itália, e teve a participação do professor da Università degli Studi di Padova, Nicola Adrian. Na ocasião, houve a exibição do filme “A Vida é Bela” (1998), de Roberto Benigni, além de uma apresentação musical feita por Adrian e os estudantes do curso de Italiano, ministrado por ele no primeiro semestre desse ano para discentes da Univasf e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

De acordo com o coordenador do Clube de Cultura Internacional da Univasf, Guilherme Medeiros, a intenção do projeto é que o evento tenha periodicidade mensal. Além disso, como é uma iniciativa nova, a organização espera ampliar a participação das comunidades acadêmica e externa na Noite Internacional. “Nós queremos deixar o público mais consciente dessa ação”, afirma.