Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf promove seminários online sobre temáticas da Geografia no contexto da pandemia de Covid-19

publicado: 18/05/2020 14h51 última modificação: 18/05/2020 14h52
Layla Shasta

O Núcleo de Estudos das Paisagens Semiáridas Tropicais (NEPST), vinculado ao Colegiado de Geografia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), vai promover o 1º Webinar NEPST, um seminário online e gratuito que irá discutir a temática “Análise Espacial no Contexto da Covid-19”. A atividade irá acontecer no dia 29 de maio, às 16h, através da plataforma virtual da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). As inscrições estão abertas e haverá emissão de certificado para os participantes.

Os interessados podem se inscrever por meio do Sistema de Gestão de Eventos (SGE) da Univasf, até o fim das 100 vagas disponíveis. O seminário será ministrado, por videoconferência, pelo auditor do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal por Satélite (PRODES), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Cassiano Messias. Para acessar o evento, os inscritos receberão um link para a web conferência, via e-mail, uma hora antes do início da atividade.

Além desta ocasião, a segunda edição do Webinar NEPST já tem data marcada e também está com inscrições abertas, através do SGE. A atividade vai acontecer no dia 10 de junho, às 16h, e terá como tema “O Uso da Espacialização Geográfica no Planejamento do SUS”, com participação do professor Manoelito Júnior, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O docente do Colegiado de Geografia da Univasf e coordenador do NEPST, Sirius Souza, explica que, neste momento de pandemia, discutir a Análise Espacial, método da Geografia que é tema central do Webinar, é importante, pois ela pode ser uma grande parceira do combate à Covid-19.  “A Geografia e a Análise Espacial têm muito a contribuir para a prevenção dos casos da Covid-19, visto que o entendimento da distribuição de um patógeno é fundamental para o seu entendimento e controle. Por isso, este estudo pode e deve ser divulgado e utilizado por gestores, instituições e demais interessados e pesquisadores sobre a doença”, afirma.