Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf promoverá II Encontro sobre Uso e Abuso de Drogas do Vale do São Francisco

Notícias

Univasf promoverá II Encontro sobre Uso e Abuso de Drogas do Vale do São Francisco

publicado: 05/10/2016 17h14 última modificação: 06/10/2016 08h47
Karen Lima

Debater a problemática sobre uso e abuso das drogas lícitas e ilícitas do ponto de vista histórico, antropológico, médico, psicológico e jurídico. Esta é a proposta do II Encontro sobre Uso e Abuso de Drogas do Vale do São Francisco, promovido pelo Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar sobre o Uso de Substâncias Psicoativas (LAPIS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Com o tema “Proibicionismo e Mudança de Paradigma”, o evento será realizado no dia 14 de outubro, no auditório da Biblioteca da Univasf, Campus Centro, em Petrolina (PE). Toda a comunidade poderá participar. 

As inscrições podem ser feitas, previamente, para aqueles que desejarem garantir a vaga, através do e-mail drogas.vale@hotmail.com e preenchimento de ficha de inscrição. No dia do evento, as inscrições serão realizadas a partir das 13h. No total, são ofertadas 150 vagas, conforme disponibilidade do espaço. Todos os participantes terão direito a certificado. 

O evento terá início com a conferência de abertura “A ‘guerra às drogas’, o encarceramento dos pobres e as experiências de descriminalização e de legalização”, ministrada pelo juiz de direito da Comarca de Conceição do Coité (BA) e porta-voz no Brasil do Law Enforcement Against Prohibition (Leap Brasil), Gerivaldo Neiva, e mediação da professora do Colegiado de Ciências Sociais e Coordenadora do LAPIS da Univasf, Luzania Barreto Rodrigues. 

Em seguida, será realizada a mesa-redonda “O Impacto da Guerra às Drogas na Vida das Mulheres e dos Jovens”, com a participação da antropóloga e supervisora de Redução de Danos do projeto "Corra pro Abraço", ligado à Secretária de Justiça, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado da Bahia, Luana Malheiro, e da psicóloga egressa e pesquisadora do LAPIS da Univasf, Monique Ribeiro. A mediação será feita pelo antropólogo e pesquisador do LAPIS Univasf, Elisson César. 

Para encerrar, o evento contará com a mesa-redonda “Redução de Danos nas escolas e nas ruas: (des)construção de estigmas”, com a participação do antropólogo e pesquisador do LAPIS da Univasf José Hermógenes Moura da Costa e da médica de família e comunidade e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Julyana Quintino. Será mediado pelo preceptor do internato e do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Univasf, Paulo Roberto Meira. A programação completa está disponível na página do evento no Facebook. 

De acordo com a coordenadora do LAPIS da Univasf, a professora Luzania Barreto Rodrigues, a guerra contra as drogas não consegue combater o uso e não atua na perspectiva da saúde pública, por isso a necessidade dessa discussão. “A proposta é encontrar novas saídas com a participação de diversos especialistas para promover uma reflexão aprofundada sobre o assunto, sobre como o tema é tratado, suas consequências e o que está por vir”, ressalta.