Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf promoverá palestras sobre suicídio no dia 18 de setembro

Notícias

Univasf promoverá palestras sobre suicídio no dia 18 de setembro

publicado: 06/09/2017 16h47 última modificação: 06/09/2017 16h47
Mônica Santos
As inscrições são gratuitas e já estão abertas.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas.

No mês de setembro, dedicado a ações de prevenção ao suicídio, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), promoverá palestras sobre a temática “Um Diálogo sobre Suicídio”. O evento acontecerá no dia 18 de setembro, das 8h às 12h, no auditório da biblioteca, no Campus Sede, em Petrolina (PE). As palestras são direcionadas a toda a comunidade acadêmica e à sociedade em geral.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através de formulário online. A programação contará com palestras que irão abordar quatro tópicos: Aspectos neurobiológicos, doenças mentais e suicídio; O tabu do suicídio: A importância de se falar abertamente; Prevenção e Pósvenção: intervenções psicológicas do fenômeno suicídio e O CVV à luz da filosofia de Carl Rogers – Abordagem centrada na pessoa.

Os palestrantes convidados são Silvio Guimarães, psicanalista e suicidólogo do Grupo de Suicidologia do Vale; Ericka Dias, psicóloga do Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (CEPPSI) da Univasf e especialista em terapia cognitivo-comportamental; Marcelo Ribeiro, doutor em educação e professor do Colegiado de Psicologia da Univasf; Francisca de Andrade, pedagoga e coordenadora do Centro de Valorização da Vida (CVV) em Petrolina; e Antônio Plauto, psiquiatra especialista em dependência química.

De acordo com a psicóloga do SIASS Maria d’Ajuda Passos, o objetivo do evento é diminuir os ruídos que não têm cunho científico e só atrapalham. “Queremos desconstruir jargões, levando informação com conteúdo científico e alternativas de cuidado, derrubando tabus e incentivando o diálogo, ajudando quem estiver passando por problemas e falando sobre saúde mental e tratamento clínico de forma clara e sem preconceitos”, afirma.