Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza 4ª Semana Universitária de Artes entre os dias 5 e 9 de dezembro

Notícias

Univasf realiza 4ª Semana Universitária de Artes entre os dias 5 e 9 de dezembro

publicado: 30/11/2016 16h08 última modificação: 01/12/2016 13h50
Karen Lima

Oficinas, minicursos, palestras, performances, intervenções artísticas. Essas e outras atividades fazem parte da programação da 4ª edição da Semana Universitária de Artes (SUA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que será realizada entre os dias 5 e 9 de dezembro, no Campus Juazeiro (BA). Com o tema “Arte e Política”, o evento tem o objetivo de propor reflexões sobre a atual conjuntura política, através da arte. A SUA é organizada pelos estudantes do Diretório Acadêmico do curso de Artes Visuais da Universidade. As inscrições são gratuitas e abertas a toda a comunidade.

No primeiro dia do evento, a partir das 19h, terá início o “Salão de Artes”, onde haverá exposição, performances e intervenções artísticas que dialogam com o tema. Ainda será realizada a apresentação do espetáculo “Batuques” da Companhia de dança Balançarte. Durante todo o evento, serão realizadas 12 oficinas, entre elas: de fanzine, vídeo, desenho, fotografia, aquarela, movimento e consciência corporal. Também serão ofertados os minicursos “Criação artística na educação infantil” e “A poética do desenho: Pelas ruas e calçadas da cidade”. 

No total, serão ministradas cinco palestras sobre assuntos diversificados: “Educação pública brasileira conquistas em risco”, “Arte Afro-brasileira Contemporânea”, “Arte, espaço e sociedade - ocupação, ativação e troca de saberes”, “Arquitetura Sustentável” e “Diversidade sexual e Gênero”. A SUA também contará com a FeirArtes, onde os participantes poderão expor e vender seus trabalhos artísticos. Para encerrar o evento, será realizada a Virada Cultural. A programação completa com todas as atividades está disponível no arquivo abaixo. 

Para participar, os interessados devem preencher formulário online de cada atividade: Salão de ArtesFeirArteoficinas e minicursos. As inscrições para o Salão de Artes e a FeirArte se encerram no dia 3 de dezembro, e para as oficinas e minicursos, no dia 4 de dezembro. Para a programação geral não é necessário inscrição. Mais informações estão disponíveis na página do evento no Facebook. 

De acordo com a estudante do curso de Artes Visuais e uma das organizadoras do evento, Yane Andrade, a SUA é uma grande oportunidade para os artistas e para a comunidade em geral. “A programação está diversificada e com temas bem amplos para trazer toda a comunidade para discutir e participar. É também um momento para divulgar o trabalho artístico local, o que produzimos na Universidade e a importância do curso”, destaca.