Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza amanhã (28) seminário sobre saúde mental e atenção psicossocial na Rede PE/BA

publicado: 27/05/2019 14h22 última modificação: 27/05/2019 14h22
Beatriz Granja

O Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão (Numans), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realiza o Seminário “Saúde Metal e Atenção Psicossocial na Rede PE/BA”.  O evento tem como objetivo discutir as políticas de saúde mental em âmbito nacional e no Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo o debate nas redes de cuidados mentais na região.  O seminário é gratuito e será realizado amanhã, às 8h, no auditório da biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE).

Entre os temas a serem discutidos estão “Política de Saúde Mental: Avanços e Desafios no Cenário Pernambuco”, “Atenção Psicossocial: Reafirmando um Paradigma de Respeito à Vida”, e “Regulação em Saúde Mental no Sertão do Vale do Médio São Francisco”. O evento conta com o apoio da Residência Multiprofissional em Saúde Mental (RMSM) da Univasf e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

Para a professora do Colegiado de Psicologia e uma das organizadoras do Seminário, Barbara Cabral, o evento é essencial na promoção de discursos sobre a saúde mental. “Promover debates desse gênero é fundamental, pois há uma demanda de aprimoramento da atenção em saúde mental no paradigma da Atenção Psicossocial em nossa região”, declara Barbara.

A professora ainda afirma que o seminário fortalece debates sobre a temática. “Precisamos de diálogos permanentes em torno disso, garantindo participação popular. A proposta é que no Seminário sejam definidos encaminhamentos no sentido de avançar no debate, proposições e cobranças às instâncias responsáveis para que tenhamos Redes de Atenção Psicossociais fortalecidas”, finaliza.

registrado em: , ,