Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza cerimônia de posse de 16 novos docentes

Univasf realiza cerimônia de posse de 16 novos docentes

publicado: 19/07/2019 14h41 última modificação: 19/07/2019 14h41
Beatriz Granja
Exibir carrossel de imagens A solenidade aconteceu na sala do Conselho Universitário (Conuni), Campus Sede, em Petrolina (PE).

Dezesseis novos docentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foram empossados, na manhã de ontem (18), em um momento de muita emoção. A cerimônia de posse contou com a presença de familiares e amigos dos novos professores, que irão atuar nos Campi Sede, Juazeiro, Serra da Capivara, Salgueiro, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso. Dentre os empossados estão sete docentes do curso de Ciência da Computação do Campus Salgueiro, que iniciará as atividades acadêmicas no Semestre Letivo 2019.2, em setembro.  A solenidade aconteceu na sala do Conselho Universitário (Conuni), Campus Sede, em Petrolina (PE).

Estiveram presentes na cerimônia o vice-reitor da Univasf, Telio Nobre Leite; a pró-reitora de Ensino em exercício, Adriana Mayumi Yano-Melo; a pró-reitora de Extensão, Lucia Marisy Sousa Ribeiro de Oliveira; o pró-reitor de Gestão e Orçamento, Antônio Pires Crisóstomo; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Bruno Cezar Silva; a superintendente de Gestão e Pessoas, Maria Auxiliadora Tavares da Paixão; o diretor de Pós-Graduação, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Mário Adriano Ávila Queiroz; e o diretor de Restaurantes, Bolsas e Auxílios, representando a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, Marcelo Augusto Mousinho Gomes.

Na solenidade, os pró-reitores e diretores apresentaram as funções de cada Pró-Reitoria e o papel da Univasf na expansão do ensino superior de qualidade para o interior, destacando o inicio das atividades do novo campus da Univasf, em Salgueiro (PE). Após este momento inicial, os novos servidores docentes, junto com o vice-reitor Telio Nobre Leite, assinaram os termos de posse.

O vice-reitor destacou a importância de receber novos servidores na instituição. “É um marco importante para a Univasf receber esses novos servidores. É uma sinalização de que o trabalho continua e o papel da Universidade vai ser fortalecido cada vez mais. Em especial hoje, que estamos recebendo professores de mais um curso do Campus Salgueiro”, afirmou Leite.

Telio Nobre Leite ainda ressaltou que a solenidade foi um momento para que todos se conhecessem e se fortalecessem para aprimorar o ensino superior. “Foi uma boa oportunidade para termos esse primeiro contato e passar uma mensagem de engajamento para todos eles. Porque é um trabalho conjunto que faz a Univasf ser o que ela é hoje e, também, fará com que a Universidade consiga avançar cada vez mais”, ressaltou.

Danilo Bento foi estudante da primeira turma do curso de Engenharia de Produção do Campus Juazeiro e se formou no ano de 2009. É com muita expectativa que ele volta 10 anos depois para Univasf como professor da primeira turma do curso de Engenharia de Produção do Campus Salgueiro. Ele destaca que será um desafio retornar para casa exercendo o papel de docente. “É um desafio muito grande para mim, enquanto egresso da Univasf, faço parte da turma de 2004. Então, de certa forma é meio que um retorno para casa, é um prazer muito grande, e prestigio poder exercer, como carreira profissional, a docência”, falou Bento.

A nova professora do Colegiado de Educação Física, Fabíola Bertú, veio de Belo Horizonte (MG), e está muito animada para iniciar a sua jornada como professora da Univasf. “As referências que tive daqui foram boas. Pelo fato da Universidade ser nova, vai me dar possibilidade de crescer junto com ela, estou de coração aberto para crescer e aprender muito”, afirmou.

Felipe Melo também será o novo professor do curso de Engenharia de Produção do Campus Salgueiro. Para ele, essa será uma oportunidade de dar um retorno à sociedade e devolver todo aprendizado que recebeu do ensino superior público. “A Univasf é uma universidade exemplar e fico grato por fazer parte dela. Para mim, é uma realização ser docente e devolver para o ensino superior brasileiro tudo que ele me deu, sendo filho da região nordestina e entrado em um campus fruto da reestruturação e expansão das Universidades Federais”, contou Melo.