Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza cerimônia de posse de docentes do Campus Salgueiro

Univasf realiza cerimônia de posse de docentes do Campus Salgueiro

publicado: 20/03/2019 17h14 última modificação: 20/03/2019 17h14
Renata Freitas

Cinco docentes do novo curso de Engenharia de Produção, que será ofertado no Campus Salgueiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) a partir do semestre 2019.1, foram empossados na tarde de segunda-feira (18). A cerimônia de posse e acolhimento aos novos servidores foi realizada na sala de teleconferência da Faculdade de Ciências Humanas do Sertão Central (Fachusc), em Salgueiro (PE), com a presença do reitor Julianeli Tolentino de Lima, do vice-reitor Telio Nobre Leite, do prefeito da cidade, Clebel de Souza Cordeiro e do vice-prefeito Francisco de Sá Sampaio.

Também participaram da solenidade a pró-reitora de Ensino da Univasf, Monica Tomé; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Univasf, Bruno Cézar Silva; a superintendente de Gestão de Pessoas da Univasf, Maria Auxiliadora Tavares da Paixão; a presidente da Autarquia Educacional de Salgueiro, Maria de Fátima Mimim da Silva Ferreira; e o diretor da Fachusc, Agaeudes Sampaio Gondim, além de servidores das duas instituições de ensino e familiares dos novos professores.

A cerimônia teve início com a assinatura do Termo de Cessão de uso de bem imóvel público, assinado pelo reitor Julianeli Tolentino e pela presidente da Autarquia Educacional de Salgueiro, Maria de Fátima Ferreira. O documento estabelece a parceria entre as duas instituições para utilização das instalações da Fachusc para o funcionamento do campus provisório da Univasf na cidade. “A vinda da Univasf vai mudar a vida dos munícipes de Salgueiro”, disse Maria de Fátima.

O prefeito Clebel Cordeiro lembrou do sonho da cidade de ter uma universidade federal e da luta para conquistar um campus da Univasf. “Salgueiro agora é outro município. É Salgueiro que tem a Universidade Federal do Vale do Francisco”, afirmou.

O reitor Julianeli Tolentino destacou a importância da ocasião para a Univasf e para a região. “Este é um momento histórico. A Univasf é a primeira universidade federal a ser implantada no Sertão Central pernambucano. Também é um momento importante por estarmos dando posse aos primeiros servidores, que serão professores da Universidade. Foi muita luta até a chegada deste momento, que reforça a nossa missão de levar a educação superior de qualidade ao interior do Nordeste”, disse.

Após a assinatura do Termo de Cessão, o reitor deu posse a Carlos Eduardo da Silva Albuquerque, Glauce da Silva Guerra, Kliver Lamarthine Alves Confessor, Lenilson Olinto Rocha e Tayanara Menezes Santos, que junto com a professora Elaine Ferreira Rocha, empossada em 28 de janeiro, formam o primeiro time de docentes que estará à frente das atividades letivas de Engenharia de Produção, no Campus Salgueiro.

Entre a satisfação e o nervosismo, os novos servidores afirmaram estar prontos para os desafios da docência. “É uma grande realização pessoal. Estou me sentindo orgulhoso por fazer parte desta instituição”, disse Kliver Lamarthine Alves Confessor, formado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e que está concluindo o doutorado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Para a estatística e agora docente da Univasf Glauce da Silva Guerra, um misto de ansiedade e alegria predominou durante a solenidade. “Passamos por um período longo entre o concurso e a posse. Depois, foi tudo muito rápido. Passar num concurso é um sonho de vida e uma realização pessoal e profissional”, comentou a professora, formada pela UFPE e com doutorado em andamento na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Depois da realização da solenidade de posse, os novos servidores participaram do Acolhimento, quando assistiram a apresentações e palestras sobre o funcionamento da Univasf. Participaram como palestrantes deste momento o vice-reitor Telio Nobre Leite; a superintendente de Gestão de Pessoas, Maria Auxiliadora Tavares da Paixão; a pró-reitora de Ensino, Monica Tomé; e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Bruno Cézar Silva. Ao final do evento, os docentes receberam um kit com canecas e cartilha do projeto Univasf Sustentável, realizado pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional da Propladi.

Visita - Pela manhã, a equipe administrativa da Univasf visitou a Fachusc, onde irá funcionar o campus provisório da Univasf. No prédio da autarquia municipal, os cursos de Engenharia de Produção e Ciência da Computação irão contar com salas para os colegiados, salas de aula, biblioteca e laboratórios. Apenas Engenharia de Produção dará início às atividades no primeiro semestre letivo de 2019, em 22 de abril próximo. Já as aulas de Ciência da Computação só começarão no semestre 2019.2. Após a visita à Fachusc, a equipe administrativa esteve também no terreno onde será construído o campus definitivo, localizado no Centro de Salgueiro.