Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza pesquisa de Avaliação do Desempenho Didático dos Docentes pelos Discentes 2016.1

Notícias

Univasf realiza pesquisa de Avaliação do Desempenho Didático dos Docentes pelos Discentes 2016.1

publicado: 30/09/2016 16h40 última modificação: 03/10/2016 09h09
Karen Lima

Com o objetivo de contribuir para o acompanhamento das atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza mais uma Avaliação do Desempenho Didático dos Docentes pelos Discentes. Promovida por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Univasf, a avaliação é feita por meio de questionário que deve ser preenchido por discentes sobre o desempenho dos docentes em sala de aula, referente às disciplinas cursadas no semestre 2016.1. 

Os discentes da Univasf interessados em participar devem acessar o site da avaliação. O questionário contém as disciplinas cursadas com seus respectivos professores responsáveis. São avaliados no questionário aspectos como segurança e objetividade na exposição dos conteúdos, disponibilidade em atender os alunos, assiduidade, pontualidade, incentivo à participação dos discentes, entre outros. Os resultados serão divulgados sem a identificação do participante, garantindo o anonimato daqueles que participaram da pesquisa. Os dados serão analisados pela Comissão Própria de Avaliação no Colegiado (CPAC) de cada curso e divulgados em 2017. 

A participação é voluntária, mas a presidente da CPA e professora do Colegiado de Enfermagem da Univasf, Lucimara Araújo Campos Alexandre, frisa que é muito importante que os discentes participem. “É a oportunidade dos professores terem umfeedback dos alunos, porque assim é possível melhorar a prática docente”, explica. 

O relatório da CPA da Univasf referente ao ano de 2015 já foi apresentado e está disponível no site da CPA, assim como os relatórios dos quatro anos anteriores. Os resultados serão repassados ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), e deverão integrar o relatório dos avaliadores externos dos diferentes cursos de graduação da Univasf.