Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza primeiro sequenciamento de genomas na região do Vale do São Francisco

publicado: 11/02/2020 11h47 última modificação: 11/02/2020 11h47
Renata Freitas

Pesquisadores preparam material para sequenciamento dos primeiros genomas de bactérias feitos na região.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará a partir de hoje (11) a primeira corrida de sequenciamento genético, que visa traçar o genoma de 12 bactérias até a próxima quinta-feira (13). A corrida será realizada pelos pesquisadores do Centro de Acesso Livre para Análises Genômicas (CALAnGO), formado por professores do Colegiado de Zootecnia da Univasf, que funciona nas dependências do laboratório de Genética e Biotecnologia do Campus Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE). O CALAnGO conta com um novo equipamento com a tecnologia Illumina, que permite a realização do sequenciamento genético de micro-organismos e metagenomas.

As potencialidades desta nova tecnologia serão apresentadas à comunidade de pesquisadores da região durante a palestra “Introdução à Tecnologia Illumina de Sequenciamento”, que será realizada hoje (11), a partir das 14h, no auditório do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), no CCA. A palestra será ministrada por Gustavo Gasparin, doutor em Genética e Evolução vinculado à Field Applications Scientist II - Illumina, que tem ampla experiência em sequenciamento de ácidos nucléicos e também atuará na primeira corrida de sequenciamento genômico da Univasf junto com os pesquisadores do CALAnGO.

O professor do Colegiado de Zootecnia João José de Simoni Gouveia, que integra o CALAnGO, explica que a tecnologia Illumina é atualmente a metodologia de segunda geração de sequenciamento mais utilizada para diversas aplicações, como sequenciamento de genomas e análise global da expressão gênica, e auxilia na compreensão de diversos fenômenos biológicos. A implantação do laboratório multiusuário Centro de Acesso Livre para Análises Genômicas e a tecnologia Illumina ampliam largamente as possibilidades de pesquisas em genética e coloca a Univasf no mapa das instituições que desenvolvem pesquisa de ponta nesta área.

“Este potencial do laboratório é muito grande e possibilita um vasto número de aplicações, pois serão geradas quantidades imensas de dados a partir do sequenciamento de genoma”, ressalta Gouveia. Ele frisa que o laboratório disponibiliza infraestrutura física e apoio técnico para professores e pesquisadores da região que desejam realizar estudos e pesquisas relacionados à área de genética. “Esta tecnologia está disponível aqui na região a partir de agora e, considerando os custos de implantação deste laboratório, queremos que os pesquisadores possam, de fato, utilizar a infraestrutura já disponível para incrementar os seus projetos de pesquisa”, frisa Gouveia. Os usuários precisam, apenas, arcar com a aquisição de reagentes e consumíveis.

O projeto de implantação do Centro de Acesso Livre para Análises Genômicas (CALAnGO) da Univasf é financiado pelos editais Facepe N˚ 22/2014 (Linha de ação: Instalação de Laboratório Multiusuário), Facepe N˚ 15/2019 (Apoio à disponibilização para a pesquisa de laboratórios multiusuários) e Chamada Pública MCTI/Finep/CT-Infra-Proinfra N˚ 2/2014.