Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realiza seminário sobre dinâmicas populacionais e políticas públicas no Campus Senhor do Bonfim

publicado: 15/03/2019 12h02 última modificação: 15/03/2019 12h02
Renata Freitas

O Grupo de Estudos e Pesquisas Geografia, Trabalho e Ontologia do Ser Social (GTOSS) e o Laboratório de Geografia Humana da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), vinculados ao Colegiado de Geografia do Campus Senhor do Bonfim, realizam hoje (15) o Seminário – Dinâmicas Populacionais e Políticas Públicas: o papel do Programa Bolsa Família para a economia do município de Senhor do Bonfim (BA). O evento acontecerá no auditório do campus, a partir das 19h, e é aberto à comunidade acadêmica, comerciantes, gestores públicos e à sociedade em geral.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo Sistema de Gestão de Eventos (SGE) da Univasf. Também será possível efetuar a inscrição na hora do seminário. Haverá emissão de certificado aos participantes.

O seminário terá como palestrantes o estudante de Ciências Sociais da Univasf Erenilson Barbosa da Silva e o professor do Colegiado de Geografia da Univasf Átila de Menezes Lima. O evento é fruto do trabalho de avaliação da disciplina de Geografia da População, ministrada pelo professor Átila Lima. “Foi um trabalho muito bom, que transformamos em seminário para socializar e dialogar com a sociedade”, afirma.

De acordo com ele, que coordena a realização do seminário, o evento visa debater sobre dados obtidos pelos estudantes relativos ao município de Senhor do Bonfim, refletir sobre as fragilidades econômicas existentes nas cidades do interior de uma maneira geral e discutir o papel de políticas públicas, com foco no programa Bolsa Família. “Vamos fazer uma análise do Bolsa Família para além da visão preconceituosa do programa. É preciso entender a complexidade dos programas de assistência social e compreender que são um retorno da sociedade para minimizar o grau de pobreza das populações em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, informa o professor.