Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf realizará II Simpósio da Liga de Cardiovascular do Vale do São Francisco

publicado: 31/01/2019 11h47 última modificação: 31/01/2019 11h47
Jaislane Ribeiro

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará, entre os dias 8 e 9 de fevereiro, o II Simpósio da Liga de Cardiovascular do Vale do São Francisco. O evento acontecerá no auditório da biblioteca, no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE), e tem como público alvo estudantes e profissionais da área da saúde. As inscrições estão abertas e são disponibilizadas 120 vagas. O prazo para submissão de trabalhos vai até dia 2 de fevereiro.

O simpósio é promovido pela Liga de Cardiovascular do Vale do São Francisco, vinculada ao curso de Medicina. Os interessados em participar devem procurar os integrantes da Liga através dos números de telefones (87) 99542-8865, (87) 99919-9624 e (87) 99927-6753 ou por meio do Instagram. A inscrição pode ser feita também por transferência bancária, mas é preciso que os inscritos enviem o comprovante e dados para um dos números citados. Se ainda restarem vagas, será possível realizar inscrição presencial no primeiro dia do evento, a partir das 18h.

Os valores da inscrição são os seguintes: R$ 25,00 para estudantes da Univasf, R$ 30,00 para discentes de outras instituições e R$ 40,00 para profissionais. Para participar dos minicursos a taxa é de R$ 5,00 para alunos da Univasf e R$ 10 para os demais estudantes. Os trabalhos podem ser submetidos nas modalidades: trabalho experimental: protocolos de pesquisas, trabalhos epidemiológicos ou estudos qualitativos; relatos de caso; relatos de experiência e revisões de literatura.

As propostas de trabalhos devem dialogar com os eixos temáticos do evento, que são temática cardiovascular relacionada à atenção básica, urgência e emergência cardiovascular e cardiologia relacionada a outras especialidades médicas. Mais informações podem ser consultadas no edital de submissão de trabalhos.

O simpósio terá como tema ‘Manejo atualizado e multidisciplinar na saúde cardiovascular’ e visa atualizar os estudantes e profissionais da área da saúde sobre as novidades no manejo das principais afecções do sistema cardiovascular e contribuir com parte prática no dia a dia. Além de incentivar a produção científica e esclarecer dúvidas sobre exames complementares. A programação do II Simpósio da Liga de Cardiovascular do Vale do São Francisco contará com apresentações de trabalhos, palestras e minicursos.

De acordo com o presidente da Liga de Cardiovascular do Vale do São Francisco e estudante do 7° semestre do curso de Medicina da Univasf, Gustavo Di Stadio, o evento é de extrema importância, pois irá discutir doenças cardiovasculares. “Essas doenças correspondem à principal causa de morte no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), superando câncer e outras afecções. É importante conhecer as principais doenças desse sistema e saber como conduzi-las, pois isso tem um reflexo direto na saúde da população”, pontua.

O II Simpósio da Liga de Cardiovascular do Vale do São Francisco é realizada com apoio da Gerência de Ensino Pesquisa e Extensão do Hospital Universitário (HU-Univasf) e do setor de Cardiologia, ambos da Univasf, do Sindicado dos Médicos de Pernambuco (Simepe) e da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular Regional Pernambuco (SBACV-PE).