Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf sediará o III Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Nordeste

publicado: 09/05/2019 15h02 última modificação: 09/05/2019 15h04
Beatriz Granja

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) será a sede do III Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Nordeste. O evento, promovido pela Associação Nacional dos Professores de Matemática na Educação Básica (ANPMat), tem como objetivo discutir sobre a formação de profissionais da área da Matemática e de professores que atuam na educação básica. O Simpósio acontecerá entre os dias 28 e 30 de Junho, no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA).  As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do site.

Para se inscrever é necessário pagar uma taxa de inscrição. Até o dia 28 de maio, as taxas variam entre R$ 50 e R$ 100, a depender da categoria do congressista. Após esta data, os valores estão sujeitos a alterações. Para submeter trabalhos, oficinas e minicursos, as inscrições seguem abertas até o dia 15 de maio e devem se encaixar nas seguintes áreas temáticas: Abordagens e metodologias inovadoras em Matemática na Educação Básica; Ensino de Matemática nos anos iniciais (1º a 5º) do Ensino Fundamental; Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos e nos cursos técnicos integrados ao ensino médio; Formação inicial e continuada de professores de Matemática; Desenvolvimento de materiais e recursos didáticos em Matemática; Tecnologias digitais no ensino de Matemática; Avaliação no ensino da Matemática; História da Matemática e prática docente; Educação Inclusiva e Matemática.

A programação do III Simpósio da Formação do Professor de Matemática da Região Nordeste é composta por palestras, minicursos e grupos de trabalhos. O congresso conta com o apoio do Colegiado de Engenharia Elétrica da Univasf; do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat); da Universidade de Pernambuco (UPE); e do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

De acordo com Evando Araújo, professor do Mestrado Profissional em Matemática, e um dos organizadores do evento, o congresso irá possibilitar a troca de experiências entre professores e pesquisadores de todo o país. “Está será uma ótima oportunidade para que os professores, e futuros professores de matemática da rede básica de ensino, possam interagir com diversos pesquisadores de renome nacional nas áreas de ensino e educação matemática, participando ativamente de palestras, minicursos e mesas redondas”, disse.

Araújo destaca que o evento irá possibilitar a comunicação entre professores da rede de ensino e a comunidade universitária para melhoria da qualidade de aprendizagem. “Um evento dessa natureza é extremamente importante para o desenvolvimento local, uma vez que possibilita a ampliação do canal de comunicação entre os agentes da educação básica e a comunidade universitária, tão requerida para facilitar às tomadas de decisões com vistas à melhoria do ensino-aprendizagem de matemática na nossa região”, completa o professor.

registrado em: , ,