Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf sediará I Encontro de Matemática Aplicada e Computacional da Região Nordeste (I ERMAC-NE)

publicado: 28/08/2019 15h32 última modificação: 29/08/2019 14h42
Beatriz Granja

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para o I Encontro de Matemática Aplicada e Computacional da Região Nordeste (I ERMAC-NE). O evento tem como objetivo promover a pesquisa e o ensino de qualidade na área da matemática aplicada e computacional na região do semiárido. O ERMAC-NE acontecerá entre os dias 11 e 13 de novembro, no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA). As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 30 de setembro para submissão de trabalhos e minicursos. Para ouvintes até o dia 31 de outubro.

As inscrições são feitas através do link. Até o dia 31 de outubro, as taxas variam entre R$ 30 e R$ 120, a depender da categoria do congressista. Após esta data, os valores estão sujeitos a alterações. Os trabalhos e minicursos para submissão devem se encaixar nas seguintes áreas temáticas: Análise Aplicada, Biomatemática, Computação Científica, Computação Gráfica e Matemática Discreta, Controle e Teoria de Sistemas, Matemática Aplicada à Engenharia, Modelagem Matemática, Modelagem Computacional, Métodos Estocásticos e Estatísticos, Métodos Numéricos, Otimização e Sistemas Fuzzy.

A programação do I Encontro de Matemática Aplicada e Computacional da Região Nordeste abrange palestras, mesas redondas e minicursos. O evento é promovido pelo Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional da Univasf, e com parceria da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC).

De acordo com o professor do Colegiado de Engenharia Elétrica e do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), Lino Marcos da Silva, o encontro é uma oportunidade para que professores da educação básica se qualifiquem para aprimorar o ensino de matemática na região. “O evento contará com atividades voltadas especialmente para os professores de Matemática da Educação Básica, contribuindo assim para a sua formação e, consequentemente, para a melhoria da qualidade do ensino da disciplina nas escolas da região”, destaca o professor.

Ele ressalta que o evento envolve a participação de profissionais de outras áreas para traçar futuras parcerias. “É de se esperar que o evento consiga agregar profissionais de outras áreas como engenharias e ciências biológicas, potenciais usuários das ferramentas da matemática aplicada, de modo a viabilizar parcerias em futuros projetos de pesquisa e de inovação tecnológica”, finaliza Silva.

registrado em: , ,