Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf seleciona voluntários para projeto “Musculação para Idosos na Prevenção de Quedas”

publicado: 08/12/2017 11h31 última modificação: 08/12/2017 11h31
Mônica Santos

A queda é um dos acidentes mais comuns entre os idosos e pode resultar em transtornos como fraturas e internações, levando a prejuízos na funcionalidade e autonomia do indivíduo. Com o intuito de estudar os efeitos da musculação no organismo do idoso em relação à prevenção de quedas, um projeto de pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está em busca de voluntários que tenham mais de 60 anos de idade e estejam sedentários há, no mínimo, seis meses. As inscrições estão abertas até 20 de dezembro.

Os interessados em participar do projeto, que é realizado pelo Colegiado de Educação Física (Cefis), devem comparecer ao Cefis, no Campus Sede da Univsaf, em Petrolina (PE), de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30. Os candidatos selecionados para o projeto “Musculação para Idosos na Prevenção de Quedas” irão participar durante três meses de sessões de exercícios de musculação.

A previsão para o início da turma é para a primeira quinzena de janeiro e o treinamento acontecerá na academia de musculação do Cefis, nas quartas e sextas-feiras com uma turma das 8h às 9h e outra das 9h às 10h. O projeto consiste em avaliações de composição corporal, capacidade funcional e cognitiva e, após este primeiro momento se inicia o treinamento. Ao final, todas as avaliações serão repetidas.

O projeto de pesquisa tem como objetivo verificar o efeito da musculação na prevenção de quedas em idosos. O calendário de exercícios será composto por nove exercícios que contemplem os principais grupamentos musculares. A professora do Cefis e coordenadora do projeto, Mariana Ferreira, esclarece que cada idoso será acompanhado de maneira individualizada por profissionais e estudantes de Educação Física e contará com apoio de uma equipe multiprofissional, composta por médicos e fisioterapeutas, que fará as avaliações.

De acordo com Mariana, o projeto visa promover, com a musculação, o aumento da força e da massa muscular, levando a uma melhora da capacidade funcional e da independência. “O processo natural do envelhecimento apresenta, entre várias consequências, a redução da força e da massa muscular do idoso, o que pode levar a uma redução da sua capacidade e até mesmo à dependência funcional. Além disso, poder promover esse benefício ao idoso através de estratégias não medicamentosas é de extrema importância”, afirma.