Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf torna-se membro do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB)

Notícias

Univasf torna-se membro do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB)

publicado: 08/11/2016 17h45 última modificação: 09/11/2016 15h45
Renata Freitas
Acervo do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras IX Assembleia Geral

IX Assembleia Geral

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) é uma das novas integrantes do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), formado por 77 Instituições de Ensino Superior (IES) associadas, de todas as regiões do Brasil. A adesão da Univasf ao GCUB foi aprovada na IX Assembleia Geral da Associação, realizada na Università di Parma, em Parma, na Itália, no último dia 28 de outubro. O comunicado oficial do ingresso da Univasf no GCUB foi recebido ontem (7) pelo reitor Julianeli Tolentino de Lima. 

Além da Univasf, aderiram ao grupo a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). As propostas de adesão ao GCUB são apreciadas uma vez por ano, durante a Assembleia Geral. 

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras tem como missão promover a integração interinstitucional e internacional, por meio de programas de mobilidade docente e discente, contribuindo para o processo de internacionalização da rede universitária nacional com instituições estrangeiras. O processo de adesão de uma IES ao GCUB envolve uma série de etapas e inicia com o convite de uma instituição membro da associação. A adesão da Univasf teve início em junho deste ano, com uma consulta da então presidente do GCUB, a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, sobre o interesse da Univasf em tornar-se membro do grupo. 

O assessor de Relações Internacionais da Univasf, professor Isnaldo Coêlho, ressalta que a adesão ao GCUB é de grande relevância para a Universidade, que acaba de completar 12 anos de atividades acadêmicas e está presente nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. “Ser membro do GCUB representa, entre outros aspectos, ter acesso a programas de internacionalização que envolvem países da América Latina, do Caribe e da União Europeia, além de contar com o apoio de patrocinadores, colaboradores e parceiros como órgãos governamentais, organizações internacionais e outras redes universitárias”, afirma. 

Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras - O GCUB foi formalmente constituído como associação de dirigentes universitários em 27 de novembro de 2008, durante solenidade acadêmica no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Coimbra. É composto por universidades nacionais – federais, estaduais, confessionais e comunitárias. Algumas das mais importantes universidades brasileiras da atualidade compõem o conjunto de 77 instituições associadas, com 55 Universidades Federais, 16 Universidades Estaduais e 6 Universidades Comunitárias e Confessionais. Além disso, o GCUB engloba mais de um milhão de estudantes matriculados em cursos de graduação e comporta mais de 90% dos programas de pós-graduação Stricto-sensu e dos grupos de pesquisa consolidados nas universidades do país.