Você está aqui: Página Inicial > Notícias > V Jornada de Estudos em Psicanálise da Univasf acontece no dia 5 de junho no Campus Sede

publicado: 28/05/2019 14h24 última modificação: 28/05/2019 14h24
Beatriz Granja

Com o tema “Fragilização dos Laços Sociais: Sintomas e Discursos na Atualidade”, a V Jornada de Estudos em Psicanálise da Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf) acontecerá no dia 5 de junho, às 18h, no Auditório da Biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE). O evento é voltado para estudantes e profissionais da psicologia e aberto à comunidade acadêmica e à sociedade em geral. As inscrições estão abertas e são gratuitas. São disponibilizadas 180 vagas.

Os interessados devem se inscrever através do formulário online e, caso haja vagas restantes, haverá inscrições no local.  A V Jornada de Estudos em Psicanálise é idealizada pelo Núcleo de Psicanálise e Saúde Mental (NuPSaM) da Univasf e realizada com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). A programação contará com apresentação de ensaios e debate.

Para o pesquisador do NuPSaM e um dos organizadores do evento, Philippi Rios, as relações sociais acontecem, hoje, prioritariamente a partir de imagens e das redes sociais, causando um enfraquecimento da linguagem. “Atualmente, a vinculação através das redes sociais é um dos principais modos de estar inserido no seio social. Podemos perceber um apelo muito mais forte ao imaginário, através do compartilhamento e socialização através de fotos e da autoapresentação nas redes, do que o uso da linguagem”, afirma o pesquisador.

Segundo Philippi Rios, a Jornada busca promover debates sobre a maneira como a sociedade vem utilizando as redes sociais e as consequências do uso prioritário dos recursos imagéticos nas interações sociais. “A ideia de discutir sobre a consequência subjetiva da fragilidade dos laços sociais, mediados pela imagem, é de levantar o debate sobre as consequências subjetivas que estão atreladas ao desuso do simbólico, ou seja da linguagem, como principal mediador dos indivíduos no social,” diz Rios.

registrado em: , ,