Você está aqui: Página Inicial > Notícias > VI Enam discute a importância da Moringa na alimentação humana e animal

Notícias

VI Enam discute a importância da Moringa na alimentação humana e animal

publicado: 18/11/2016 16h33 última modificação: 22/11/2016 08h10
Brena Souza

Moringa oleífera, planta com propriedades nutricionais e antioxidantes, é tema de discussões que acontecem no VI Encontro Nacional da Moringa (Enam) realizado no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Campus Juazeiro (BA). O evento conta com a participação de 150 pessoas e na manhã de ontem (17) foram discutidas questões sobre a importância da Moringa na alimentação animal e humana, e apresentações de cinco miniconferências com pesquisadores do Nordeste. 

Pesquisadores, agricultores, produtores rurais, médicos, profissionais liberais, membros de Organizações Não-Governamentais (ONGs), professores, estudantes de graduação e pós-graduação de Minas Gerais (MG), Santa Catarina (RS), Caruaru (PE), Petrolina (PE), Juazeiro (BA), Ceará (CE) e Sergipe (SE) participam do evento, que termina hoje (18). 

A palestra “Potencial do uso da Moringa oleífera na alimentação de animais não ruminantes” foi ministrada pelo professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Carlos Bôa-Viagem Rabello. “A moringa é uma fonte de proteína e aminoácidos e tem substâncias bioativas que proporcionam a pigmentação da gema do ovo, substâncias antimicrobianas e outras funções”, destacou Rabello. O palestrante falou sobre o uso da moringa na alimentação de aves, suínos e coelhos, mas de acordo com o professor, ainda não existem muitos estudos na área. 

A professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Angélica Marquettoti Salcedo Vieira abordou o uso da moringa na alimentação humana durante a palestra intitulada “Atualidades do uso da Moringa oleífera na área de alimentos”. “Tanto a folha, quanto as sementes da moringa podem ser utilizadas. A planta possui propriedades antioxidantes que promovem a inibição da oxidação dos produtos, como a rancidez em produtos gordurosos, por exemplo”, explicou Angélica. 

De acordo com o coordenador do VI Enam e professor da Univasf, Wagner Pereira Felix, o número de produtores rurais inscritos no Encontro foi surpreendente. “O que me chamou atenção foi o número de produtores do Vale do São Francisco interessados tanto na alimentação animal a partir da moringa quanto nas propriedades biológicas da planta, no tocante à purificação da água”, destacou Felix. 

Miguel Lopes é jornalista aposentado e há dois anos produtor de maracujá na Ilha de Nossa Senhora, em Juazeiro. Segundo ele, o interesse em participar do evento veio após ter acesso a uma matéria sobre as propriedades medicinais da planta. “Como tenho uma pequena plantação de moringa e já consumo as sementes, quero me aprofundar ainda mais, pois tenho o objetivo de disseminar as sementes entre os meus vizinhos que bebem a água contaminada do rio”, contou o produtor. 

O pesquisador da Universidade Federal de Sergipe (UFS) Alan Rodrigo Santos Teles trabalha com extração de proteínas e bioativos da moringa há quatro anos e apresentou um trabalho em uma miniconferência. “O meu principal interesse em participar do evento é descobrir novos trabalhos e possibilidades de aplicação da moringa”, destacou o pesquisador. 

A cerimônia de encerramento do VI Enam está prevista para as 17h30 de hoje. Até o fim desta edição do evento, deverão ser apresentados 97 trabalhos. O VI Enam é organizado pela Univasf em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM).