Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Workshop de Design Thinking para o SUS acontecerá na Univasf

Workshop de Design Thinking para o SUS acontecerá na Univasf

O evento será realizado em parceria com o Hospital Albert Einstein e está com inscrições abertas até 16 de agosto

publicado: 13/08/2019 14h09 última modificação: 13/08/2019 16h33
Layla Shasta

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com o Hospital Albert Einstein (SP), promoverá, entre os dias 16 e 20 de setembro, o “Workshop Design Thinking para o SUS: inovação para apoio ao planejamento e desenvolvimento de políticas em saúde”, que acontecerá no Campus Sede, em Petrolina (PE). O evento tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento de projetos que visem fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Há 36 vagas disponíveis e as inscrições estão abertas até o dia 16 de agosto.

Podem participar do Workshop professores e estudantes de qualquer área ou graduação, vinculados à Univasf, bem como profissionais da área de saúde ligados ao Hospital Universitário (HU-Univasf). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio de preenchimento de formulário disponível no site do evento. A ação faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) e será realizada pela equipe do Hospital Albert Einstein, com o apoio da Univasf e do HU-Univasf. O programa também será realizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), de 26 a 30 de agosto.

Após as inscrições, haverá um processo seletivo para escolha dos participantes. Dentre os tópicos que serão avaliados estão qualificação quanto aos aspectos técnicos, gerenciais e de empreendedorismo dos candidatos, e, experiência nas áreas de empreendedorismo e inovação. Mais informações sobre o processo podem ser acessadas na Chamada Pública do Workshop.

A atividade será dividida em duas etapas. A primeira consiste na realização de dois workshops, nos quais os participantes irão se dividir em equipes para criar, usando a metodologia do Design Thinking, protótipos inovadores com potencial para solucionar problemas de saúde pública no Brasil. Na segunda fase, serão selecionados dois discentes para vivenciar um período de imersão no Hospital Albert Einstein, na cidade de São Paulo (SP), onde vão desenvolver os empreendimentos articulados por eles na etapa anterior. Os estudantes classificados terão direito a ajuda de custo mensal no valor de R$5.000,00, além de passagens de ida e volta custeadas pelo Programa.

O método de Design Thinking visa unificar pontos de vistas de diferentes pessoas e áreas de conhecimento, para encontrar soluções inovadoras, valorizando o trabalho colaborativo e a empatia. O gerente de Ensino e Pesquisa do HU-Univasf e professor do Colegiado de Medicina da Universidade, Ricardo Santana de Lima, afirma que, dentro desta perspectiva, no workshop serão desenvolvidas tecnologias positivas para o atendimento em saúde dos hospitais públicos do Vale do São Francisco. Segundo ele, a participação em um evento como esse é de extrema importância, pois o conhecimento adquirido na atividade permanecerá com os profissionais, professores e estudantes que integram a Univasf, e, o que for elaborado na atividade irá perdurar e ser útil para a região.

Lima conta que o HU-Univasf foi selecionado pelo Ministério da Saúde e pelo Hospital Albert Einstein para participar do PROADI-SUS após uma pesquisa realizada com universidades e hospitais universitários das regiões Norte e Nordeste. Na análise, foi avaliado o desenvolvimento de novas tecnologias nas instituições desses locais. Assim, a equipe do Albert Einstein conheceu as tecnologias desenvolvidas pelo HU, como um aplicativo de mensagens que informa os pacientes do centro médico sobre suas consultas, e, por fim, fez uma visita até o Hospital Universitário, para conhecer o espaço e conversar com a equipe local. Com esse processo, foram selecionadas para participar do programa a Univasf e a UFMA.

O “Workshop de Design Thinking para o SUS - inovação para apoio ao planejamento e desenvolvimento de políticas em saúde” possui duas chamadas. A segunda convocação acontecerá entre os dias 2 e 20 de setembro, com início das atividades previsto para 21 de outubro. A imersão no Hospital Albert Einstein irá acontecer ao fim de todos os encontros, entre os meses de janeiro e fevereiro de 2020.