Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Workshop de Indicadores em Ciência & Tecnologia (C&T) será realizado na Univasf

Workshop de Indicadores em Ciência & Tecnologia (C&T) será realizado na Univasf

publicado: 03/09/2019 16h52 última modificação: 03/09/2019 16h52
Gersica Brito

O Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI) em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGE) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promovem o Workshop de Indicadores em Ciência & Tecnologia (C&T) para Instituições de Ensino e Pesquisa. O evento conta com 60 vagas direcionadas a estudantes, pesquisadores, docentes e coordenadores de pós-graduação. O Workshop acontecerá nos dias 9 e 10 de outubro, na Sala 1 – Núcleo Temático, do Campus Sede, em Petrolina (PE).

Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 30 de setembro pelo Sistema de Gestão de Eventos (SGE) da Univasf. A programação do evento inclui palestras, roda de conversa com o público e oficinas. No primeiro dia, as atividades serão realizadas das 9h às 17h, com uma palestra de abertura, sessão de perguntas com os participantes e uma oficina sobre a “Construção de Indicadores Bibliométricos para instituições de ensino e pesquisa: iniciativa brasileira”. Já no segundo dia, a programação vai das 9h às 16h e irá contar com uma oficina intitulada “Construção de Indicadores Bibliométricos a partir de Bases Internacionais: da busca de dados à análise da informação”. Também haverá um momento de integração entre os participantes e, em seguida, o encerramento.

O Workshop tem como objetivo discutir a produção científica e técnica nas instituições, com foco no estado da arte (como o estudante pode saber o que já foi publicado sobre o tema de interesse de pesquisa) e da técnica sobre as principais iniciativas de geração de indicadores em C&T: fontes de informação (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes), apresentação de ferramentas que facilitem aprendizado e diminuam custos e teorias, priorizando a dimensão prática.

“Auxiliar alunos, professores e pesquisadores a desenvolver melhor a sua pesquisa, inclusive o financiamento, já que as pesquisas nas universidades são financiadas com dinheiro público”, ressalta a bibliotecária Aidil Silva Conceição, chefe do Setor de Referência e Informação, que integra a organização do Workshop. O evento é produto do Grupo de Pesquisa em Plasticidade Neuromecanica do PPGE, e terá como facilitador o professor Natanael Sobral, do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).