Você está aqui: Página Inicial > Notícias > XII Congresso Nordestino de Produção Animal acontecerá no Campus Juazeiro da Univasf

publicado: 05/07/2017 11h44 última modificação: 05/07/2017 11h44
Mônica Santos

Com a temática “Construindo pontes entre o ensino, a pesquisa e a extensão”, o XII Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA) será realizado de 14 a 16 de novembro e já está com inscrições abertas. O evento técnico-científico acontecerá no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O CNPA é promovido pela Sociedade Nordestina de Produção Animal (SNPA) em parceria com a Univasf, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE).

As inscrições podem ser feitas até 10 de novembro, por meio do formulário online presente no site do evento. Os preços variam de R$50,00 a R$550,00, conforme a categoria e a data de inscrição, como consta no site. O congresso oferece também minicursos com temáticas variadas, como a produção de aves, ordenha, elaboração de queijos artesanais, conservação de forragens, entre outros. Para participar é preciso pagar uma taxa, que vai de R$50,00 a R$80,00, dependendo do conteúdo.

Para submeter trabalhos é preciso publicar um resumo expandido digitado e formatado na área do usuário no site do evento. Serão aceitos até três trabalhos por autor e oito autores por trabalho. O prazo final para submissão é 31 de agosto. Os temas devem se encaixar entre as temáticas: Apicultura, meliponicultura e animais silvestres; Extensão rural e desenvolvimento sustentável; Ambiência, bioclimatologia, comportamento e bem-estar animal; Nutrição e produção de ruminantes; Nutrição e produção de não ruminantes; Genética, melhoramento e reprodução animal e Forragicultura e pastagens.

O objetivo desta edição do CNPA é estimular a interação entre cientistas, técnicos e produtores envolvidos com a produção animal no Nordeste brasileiro. A programação do evento conta também com diversos eventos paralelos que discutirão as diferentes áreas que compõem a produção animal. Para participar de algum simpósio, é preciso selecionar duas opções no ato de inscrição. Além disso, durante o evento serão realizados fóruns de coordenadores de graduação e pós-graduação em Zootecnia do Nordeste.

De acordo com o professor do Colegiado de Zootecnia da Univasf Mateus Matiuzzi, presidente da comissão organizadora do XII CNPA, o evento tem grande relevância, pois promove a multidisciplinaridade e reúne diferentes setores da produção animal de todos os estados no Nordeste. Ele ressaltou ainda a participação das diversas instituições de ensino e pesquisa. “É muito importante, porque elas são o palco de promoção da extensão rural e da integração. Desta forma, a produção animal pode alcançar melhores índices de produtividade, garantindo desenvolvimento sustentável para comunidades do Nordeste do Brasil”, afirma.