Você está aqui: Página Inicial > Notícias > XIII Mostra de Extensão da Univasf acontecerá em São Raimundo Nonato e terá programação diversificada

publicado: 04/12/2018 17h44 última modificação: 04/12/2018 17h44
Jaislane Ribeiro

O Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), sediará pela segunda vez a XIII Mostra de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento terá como tema central “Extensão Universitária e Democracia” e irá reunir cerca de 400 estudantes de todos os campi da instituição, entre os dias 7 e 9 de dezembro. Com o intuito de proporcionar uma maior interação com a comunidade local, a programação da mostra é aberta à população e será realizada em vários pontos da cidade.

Promovida pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf, a XIII Mostra de Extensão tem como objetivo divulgar os trabalhos de extensão que estão sendo desenvolvidos na instituição, além de promover a democracia por meio da troca de conhecimentos entre universidade e comunidade. Nesta edição, serão apresentados 100 trabalhos realizados por estudantes, docentes e técnico-administrativos da Univasf, durante este ano. As apresentações ocorrerão no Campus Serra da Capivara, durante todo o sábado (8). Na programação, haverá também oficinas para a comunidade, atividades culturais e uma edição da Feira de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (FACA), na sexta-feira (7) e no sábado a noite.

As atividades terão início já na quinta-feira (6), com a edição quinzenal do projeto de extensão ‘Cena na Serra: Cinema em ação’, que exibirá o filme ‘Baronesa’. O intuito deste projeto é promover a discussão das produções audiovisuais brasileiras e auxiliar na promoção do direito à cultura da população de São Raimundo Nonato. A apresentação vai ocorrer às 19h, no Núcleo de Extensão Serra da Capivara, localizado na Travessa Carlos de Oliveira, S/N, ao lado do IPHAN. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Na sexta-feira (7), a Univasf irá ofertar quatro oficinas para a comunidade: Boas práticas apícolas; Sistema Integrado para Produção de Alimentos; Plantas Medicinais como alternativa de tratamento de doenças de Caprinos e Ovinos e Cooperativismo e Associativismo. Os cursos irão acontecer das 8h às 10h30, no Núcleo de Extensão Serra da Capivara.

A abertura da XIII Mostra de Extensão irá acontecer na sexta-feira (7), às 19h, no auditório do Campus, com uma tertúlia que terá a presença da pró-reitora de Extensão, Lucia Marisy; da coordenadora do Núcleo de Extensão, Maria de Fatima Ribeiro; e de lideranças de movimentos sociais. Após a tertúlia, os participantes irão visitar a Feira de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (FACA), na praça do Abrigo, Centro da cidade. Nos estandes, serão expostas obras de arte, artigos da produção agrícola familiar e outros objetos produzidos por artistas locais. A FACA acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro, das 17h às 22h.

O sábado será marcado pelas apresentações dos trabalhos de extensão, que ocorrerão na modalidade oral. As apresentações serão no auditório e nas salas de aula do Campus Serra da Capivara, pela manhã e à tarde. Para finalizar a programação do evento, na manhã do domingo (9), haverá uma visita cultural ao Parque Nacional Serra da Capivara e a premiação dos melhores trabalhos.