Você está aqui: Página Inicial > Notícias > XXVI Congresso Brasileiro de Fruticultura reúne na Univasf estudantes, pesquisadores e produtores do Brasil e do exterior

publicado: 30/09/2019 13h00 última modificação: 01/10/2019 08h09
Beatriz Granja

Com uma extensa programação voltada para o cultivo e manejo de frutos, teve início hoje (30) o XXVI Congresso Brasileiro de Fruticultura, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento acontece no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA), e se estende até a próxima sexta-feira (4). O congresso tem como tema “Fruticultura de Precisão: Desafios e Oportunidades”.

O XXVI Congresso Brasileiro de Fruticultura conta com mais de 700 inscritos de todo o Brasil e tem como objetivo promover o intercâmbio entre estudantes, professores, pesquisadores e produtores na divulgação de produções cientificas e técnicas na área fruticultura brasileira. Durante a manhã de hoje, os congressistas participaram de minicursos sobre a produção frutífera, técnicas para o controle de pragas, a otimização de plantas, e como realizar o cultivo de frutos de acordo com cada clima. Durante a tarde serão realizadas mesas redondas, conferências e apresentações de pôsteres.

A solenidade de abertura terá início às 19h. Em seguida, será realizada a Conferência de abertura do congresso sobre o tema “Fruticultura de Precisão: Desafios e Oportunidades”, que será ministrada pelo pesquisador da Embrapa Instrumentação, Luis Henrique Bassoi. A programação do congresso se estenderá até o início da noite de sexta-feira (4), com a realização de diversas atividades, entre as quais, mesas redondas, conferências e visitas técnicas. A entrega do Prêmio Jovem Cientista em Fruticultura 2019 marcará o encerramento do evento.

Para professor do Colegiado de Engenharia Agronômica Ítalo Lucena, que integra a organização do evento, o Congresso é uma oportunidade para que os produtores encontrem soluções para os problemas enfrentados no setor de fruticultura. Ele destaca a participação de palestrantes internacionais e de outros estados do Brasil. “O congresso foi construído em parceria com o setor produtivo exatamente para atentar para a resolução de problemas que os próprios produtores enfrentam. Então, as tecnologias voltadas para desafios e oportunidades da fruticultura de precisão foram direcionadas para resolver os problemas da produção regional e também para divulgar para o mundo o que está sendo praticado na nossa região na área de fruticultura”, finaliza Lucena.