Você está aqui: Página Inicial > ÍNDICE > Um plano para os próximos 10 anos

Um plano para os próximos 10 anos

publicado 09/08/2017 10h58, última modificação 09/08/2017 10h58

Após completar sua primeira década de atuação, a Univasf continua o debate sobre a instituição e seu futuro. Esse debate concretiza, neste momento, seu novo Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI.

Em termos gerais, é preciso considerar que o PDI é um dos elementos centrais nas Instituições brasileiras que ofertam Educação Superior (IES). Esse instrumento busca nortear a trajetória escolhida pela Instituição, apresentando sua identidade e, sobretudo, estabelecendo as diretrizes para o seu desenvolvimento. Trata-se de um importante elemento para o processo de avaliação das Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras, sejam elas públicas ou privadas, representando um ponto de destaque no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes, estabelecido pela Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004. 

Cabe mencionar, aqui, algumas particularidades do processo de construção deste importante documento, na Univasf. Com vistas à construção do seu Novo PDI, nossa instituição iniciou os trabalhos no ano de 2014, quando o Conselho Universitário aprovou a metodologia proposta pela Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional – Propladi. Em síntese, tal proposta consistiu na idealização de um processo compartilhado de elaboração do Plano, mediante os seguintes instrumentos de participação da comunidade acadêmica:

Evento de compartilhamento de experiências

Na abertura dos trabalhos, propiciou-se a discussão de experiências de outras IES com a elaboração de Planos de Desenvolvimento Institucional, ao tempo em que também foi detalhada e discutida a metodologia que seria empregada para a experiência da Univasf com aquele que seria o seu segundo PDI.

Grupos de Trabalho (GT’s):

Os trabalhos contaram com oitos GTs, que realizaram discussões sobre temáticas específicas, subsidiando a posterior definição dos objetivos e metas da Universidade, para os próximos anos, em cada área de discussão. Eis os GTs criados:

 

  • Ensino de Graduação e Pós-Graduação;
  • Pesquisa e Inovação;
  • Extensão, Arte e Cultura;
  • Assistência Estudantil;
  • Gestão Universitária: pessoas;
  • Gestão Universitária: Infraestrutura;
  • Gestão Universitária: organização administrativa;
  • Gestão de TI e Comunicação.

 

Foram temas transversais às temáticas acima listadas: diversidade; inclusão; desenvolvimento econômico e social; contexto local e regional semiárido; internacionalização; e sustentabilidade. Para a composição dos GTs, a Comissão de Sistematização recebeu nomes indicados pelas Câmaras e Comissões já atuantes na Universidade, bem como através de chamadas abertas à participação de interessados em compor esses grupos. Os GTs realizaram reuniões abertas e amplamente divulgadas, para possibilitar a presença de interessados em geral.

Sessões Públicas

Cada campus da Universidade recebeu sessões públicas que propiciaram a interação entre os membros da comunidade acadêmica e o aprimoramento das discussões que levaram à consolidação do novo PDI.

Após a sistematização do material produzido pelos GTs, as proposições foram levadas, pela Comissão de Sistematização, para o debate mais amplo junto à comunidade acadêmica, a partir do dia 01 de março de 2016. Essas sessões representaram espaços de discussão e sugestões da comunidade acadêmica, quanto às matrizes de objetivos e metas. As datas em que tais sessões ocorreram em cada campus foram:

  • 01/03/2016 – Campus São Raimundo Nonato – PI; Horário: 08h30 às 12h00; Local: Auditório da Biblioteca;
  • 02/03/2016 – Campus Paulo Afonso – BA; Horário: 14h00 às 18h00; Local: Sala de Reuniões do Campus;
  • 03/03/2016 – Campus Ciências Agrárias – PE; Horário: 14h00 às 18h00; Local: Núcleo Temático 01 – Bloco de Sala de Aulas;
  • 04/03/2016 – Campus Senhor do Bonfim – BA; Horário: 14h00 às 18h00; Local: Sala 08 – 1º Andar;
  • 08/03/2016 – Campus Juazeiro e Petrolina; Horário: 14h00 às 18h00; Local:Complexo Multieventos – Univasf Juazeiro – BA.

Consultas Públicas

Além das discussões e demais atividades junto aos GTs, mecanismos de consulta pública sobre temas pertinentes ao PDI foram efetivadas. As consultas foram abertas e contaram com ferramentas virtuais de apoio às discussões, ampliando o debate. De 26/02 a 31/03/2016, um ambiente de interação virtual foi disponibilizado, com a realização de fóruns de interação permanentes, por meio dos quais as matrizes de objetivos e metas foram expostas e a participação da comunidade possibilitada.

Ainda, urnas para coleta de sugestões e comentários em geral foram disponibilizadas pelas dependências da Universidade, acompanhadas de formulários impressos, especialmente naqueles locais de maior trânsito dos membros da comunidade.

Correio eletrônico e site

A todo momento,  dúvidas, sugestões e outras formas de manifestação, foram recebidas através do endereço pdi10anos@univasf.edu.br. Também, um site específico manteve informações em geral (www.pdi.univasf.edu.br) e a agenda atualizada dos trabalhos, indicando dia e hora de eventos como reuniões de GTs e sessões públicas, para as quais toda a comunidade foi convidada.

Apreciação do Conuni

O documento síntese dos trabalhos, no formato de proposta de novo PDI, será apreciado e aprovado no Conselho Universitário, órgão máximo da Universidade, onde estão representados os segmentos discente, docente e técnico-administrativo, além da comunidade externa.

 Acompanhamento da execução do Novo PDI

Uma vez aprovado pelo Conuni, a Universidade deverá instituir formas coletivas de acompanhamento da execução do novo Plano, de modo que a comunidade esteja permanentemente envolvida no processo de construção conjunta do futuro da instituição.

Tendo conduzido o processo que levou à elaboração do presente documento, a partir dos mecanismos de interação e de co-produção acima destacados em atenção à legislação pertinente, a Comissão de Sistematização, instituída pela Portaria Univasf Nº 453/2014, apresenta, agora, o resultado dos trabalhos da comunidade.

O Plano conta com mais dez seções. Na seção dois, aspectos gerais do perfil institucional da Universidade são apresentados; em seguida, a proposta pedagógica da Univasf é trazida na seção três, que contém destacadamente os objetivos e metas considerados estratégicos para a trajetória futura da instituição. As seções quatro, cinco e seis tratam, respectivamente, da evolução dos cursos ofertados; do quadro profissional e a organização administrativa na Universidade. Em seguida, a política de atendimento aos discentes e informações referentes aos recursos alocados nas atividades constituem, respectivamente, as seções sete e oito. Finalizando, as últimas seções tratam da avaliação e monitoramento do desenvolvimento universitário (seção nove) e das questões de natureza orçamentária e financeira (seção dez).

Desejamos, dessa forma, que esta construção reflita os anseios da comunidade Univasfiana e que possa guiar a construção coletiva da Universidade pelos próximos anos.

 

Saudações universitárias!

 Comissão de Sistematização – PDI Univasf (2016 – 2025)