Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

por admin publicado 08/08/2019 19h10, última modificação 28/08/2022 21h08

As linhas de pesquisa do PPArque apresentam-se articuladas a área de  concentração “Arqueologia e Preservação Patrimonial” e são: “Arqueologia, Estudos Empíricos e Transdisciplinares;” e “Arqueologia, Comunidades Tradicionais e Gestão do Patrimônio Cultural”. 

 

ARQUEOLOGIA, ESTUDOS EMPÍRICOS E TRANSDISCIPLINARES

Sobre esta linha, tem por objetivo fomentar trabalhos comprometidos com o desenvolvimento e aplicação de teorias e métodos para as especificidades da arqueologia, considerando suas interfaces transdisciplinares. Assim, admite-se uma diversidade de abordagens teóricas e metodológicas relacionadas com a ocupação e estratégias de vida de grupos humanos, situados tanto no período pré-colonial quanto naquele documentado pelas fontes históricas, etno-históricas e contemporâneas, que são expressas nos estudos sobre cultura material, tecnologia, arqueologia da paisagem, geoarqueologia, bioarqueologia, arqueometria, sistemas de informação, entre outros. 

 

ARQUEOLOGIA, COMUNIDADES TRADICIONAIS E GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL 

Esta linha de pesquisa visa fomentar debates sobre experiências, bem como construções teóricas e empíricas, relacionadas com as estratégias de preservação, conservação, documentação, musealização e comunicação, utilizando, como vetor de reflexão e transformação, o patrimônio arqueológico e cultural. O intuito é o de propor novas abordagens para a temática, admitindo uma diversidade de perspectivas investigativas, entre elas a crítica pós-colonial, a arqueologia pública e colaborativa e suas interfaces com comunidades contemporâneas, a musealização da arqueologia, entre outros. 

 

DISTRIBUIÇÃO DE DOCENTES POR LINHAS DE PESQUISA 

 

DISTRIBUIÇÃO DE DISCENTES POR LINHAS DE PESQUISA 

 

DISTRIBUIÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO POR LINHAS DE PESQUISA