Você está aqui: Página Inicial > PParque > Colegiado

Colegiado

por admin publicado 07/08/2019 15h58, última modificação 08/08/2019 21h22

2019 a 2021

 

  • Alencar de Miranda Amaral: graduado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), especialista e mestre em Ciência da Religião pela UFJF, e doutor em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é colaborador do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana da UFJF, e professor na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tem experiência em pesquisas relacionadas as seguintes áreas temáticas: Arqueologia Pré-colonial, Arqueologia Histórica, História do Brasil Colonial, Preservação Patrimonial, Etnologia indígena, Etno-história e Antropologia da Religião. Possui experiência comprovada em trabalhos de Arqueologia Preventiva.

 

  • Ana Stela de Negreiros Oliveira: Possui Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Piauí ( 1983). Atualmente é DAS do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: História Colonial, História do Piauí, História Indígena, Arqueologia Histórica e Patrimônio Cultural

 

  • Antoine Lourdeau: Atualmente é Maître de Conférences (Professor adjunto) no Departamento de Pré-História do Muséum National dHistoire Naturelle (Paris, França) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal de Sergipe. Coordena a equipe de pesquisa "Pré-historias em zonas tropicais e subtropicais" (UMR 7194-MNHN, CNRS, UPVD). Possui graduação em Histoire de lArt et Archéologie (2003), mestrado em Ethnologie, Ethnomusicologie et Préhistoire (2005) e doutorado em Pré-história (2010) pela Université Paris Nanterre. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Pré-história, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia lítica, Pré-história brasileira, Tradição Itaparica, Tradição Umbu, Povoamento do Brasil e Povoamento pré-histórico.

 

  • Celito Kestering: Licenciado em Filosofia, Psicologia e Sociologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1974), bacharel em Agronomia pela Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco (1980); mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutor em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Pintura Rupestre, atuando principalmente nos seguintes temas: Identidade e Arqueologia.

 

  • Gisele Daltrini Felice: Possui graduação em Geografia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande (1988), Mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco, área de concentração Pré-História (2000) e Doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco, área de concentração Pré-História (2006). Atualmente é Professora Adjunto II da Universidade Federal do Vale do São Francisco, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisadora da Fundação Museu do Homem Americano. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Pré-Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia Pré-histórica, Geoarqueologia, Estratigrafia, Geomorfologia e Arqueologia Experimental.

 

  • Gustavo Neves de Souza: Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), Mestrado em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (2008) e Doutorado pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (2013). Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Arqueologia Pré-Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: material lítico, experimentação, artefatos de pedra polida, pré-história e arqueologia brasileira.

 

  • Jaciara Andrade Silva: Possui graduação em Arqueologia Bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), concluída no ano de 2010. É mestre em Arqueologia na Federal de Sergipe na área de concentração em Arqueologia e interfaces disciplinares pelo Programa de Pós-Graduação em Arqueologia pela UFS e é Doutora pela mesma instituição. É professora do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco, ministrando disciplinas na área de Bioarqueologia e Arqueologia em Contextos Funerários, além de diversas disciplinas no âmbito da Arqueologia em geral. Desenvolve pesquisas em Antropologia Biológica, atuando como especialista em material ósseo humano em projetos de campo no Brasil e Equador. Atua na área desde 2008 trabalhando em contextos pré e pós-coloniais brasileiros, concentrando as pesquisas em análise de ambientes funerários, com abordagens em rituais, materiais ósseos e demais artefatos associados. Possui experiência em Bioarqueologia, com material ósseo humano, ênfase em Arqueotanatologia e Arqueologia Funerária.

 

  • Janaina Carla dos Santos : Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1998), Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutora em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia e Geomorfologia do Quaternário, especialmente de áreas semiáridas. Atualmente é Professora Adjunta IV do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

 

  • Leandro Elias Canaan Mageste: Doutor em em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo/MAE-USP (2017). Mestre em Arqueologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo/MAE-USP (2012). Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF (2008). Atualmente, é Professor Adjunto do Colegiado de Arqueologia Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); e coordenador do Laboratório de Preservação Patrimonial. Tem atuação nos seguintes campos: Arqueologia Brasileira, Teoria Arqueológica, Cultura Material, Etno-história, História Indígena, Museologia e Antropologia.

 

  • Leandro Surya Carvalho de Oliveira Silva: Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), mestrado em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e doutorado em Arqueologia pela Universidade do Porto (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Arqueologia, com ênfase em Teoria e Método em Arqueologia.

 

  • Maria Fátima Ribeiro Barbosa: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Zoologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1982) e doutorado no Curso de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2017). 

 

  • Mauro Alexandre Farias Fontes: Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), Mestrado em História, Área de Concentração em Pré-História, pela Universidade Federal de Pernambuco (2003) e Doutorado em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Tem experiência na área de História, com ênfase em Pré- História do Nordeste do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Pré-história do Nordeste do Brasil, Arqueologia Pré-histórica, Pesquisa Arqueológica e Preservação Patrimonial.

 

  • Rodrigo Lessa Costa: Doutor em Arqueologia pelo Museu Nacional / UFRJ e mestre em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Possui Graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas (2005). Atualmente é coordenador do Colegiado de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Realizou estágio sanduíche no R.L Andrews Basketry Research. É tutor do PET Arqueologia / UNIVASF. Atua principalmente nos seguintes temas: cultura material, pré-história brasileira, tecnologias indígenas, grupos ceramistas, história da arqueologia, história da memória e arqueologia pública

 

  • Vanessa Linke: Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) do colegiado de Arqueologia. Possui graduação em Geografia e meio ambiente (bacharelado) pelo Centro Universitário Newton Paiva (2005), mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pelo IGC/UFMG, doutora em Arqueologia pelo Programa de Pós-Graduação do MAE-USP. Atua em projetos de pesquisa envolvendo a arqueologia e suas múltiplas temporalidades, a sensibilização patrimonial, e a análise de sítios e contextos arqueológicos e suas materialidades. Seus projetos em andamento envolvem: a análise de vestígios gráficos rupestres e suas relações com o mundo envolvente em perspectivas da Arqueologia da Paisagem, Arqueologia e Antropologia da Tecnologia; ensino e aprendizagem de métodos e técnicas da arqueologia; Arqueologia Pública e Arqueologia do Presente.

 

  • Vivian Karla de Sena: Doutora em Arqueologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Possui mestrado em Arqueologia pelo mesmo programa da Universidade Federal de Pernambuco (2007). Licenciada em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Possui ampla experiência em prospecção e escavação arqueológica de sítios históricos e pré-coloniais, e em análises laboratoriais de artefatos cerâmicos e vítreos. Atua principalmente nas áreas de Arqueologia Histórica, Teoria Arqueológica, Arqueologia do Contato e Interação Sociais, Métodos e Técnicas Arqueológicas e Análises de Artefatos Arqueológicos Históricos.

 

* No momento, o PPArque não possui técnico-administrativo