Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Grupos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa

por Dian Lourençoni última modificação 07/08/2020 11h55
 
 
 
 
 
 
 
O Brasil passou por intensa modernização da agropecuária desde a década de 1960, segundo Fuglie & Wang (2016) a agricultura brasileira e a chinesa apresentaram, nos últimos 20 anos, o maior e mais rápido crescimento da produtividade total dos fatores (PTF) em âmbito mundial. Contudo esta modernização não foi homogênea em todo território brasileiro, o setor agrícola, situado nas diferentes regiões do Brasil, depara-se com diferentes bases institucionais e tecnológicas, condições geográficas, climáticas que podem aprofundar a heterogeneidade produtiva da região (Silva et al., 2016). O Semiárido Nordestino é uma das áreas mais sensíveis às variabilidades climáticas, que se associam às chuvas irregulares, aos déficits hídricos e à baixa resiliência da produção agrícola das populações que se dedicam à agricultura, consequentemente com menor índice de modernização. Mesmo dentro desta Região, a modernização é heterogênea. Ao contrário da dinâmica da moderna produção, o setor agropecuário constituído no Semiárido Nordestino tem acesso restrito aos mercados, o que dificulta o seu desenvolvimento. Este cenário é um desafio para as instituições de ensino, pesquisa e extensão localizadas neste polo, sendo cada vez mais cobradas para proporcionar tecnologias adequadas. O grupo de pesquisa em Engenharia na agropecuária do Semiárido, surgiu para diminuir esta lacuna. Este grupo vem produzindo tecnologias para a necessidade da região Semiárida, as quais são extremamente importantes para o seu maior desenvolvimento. Possuímos quatro linhas de pesquisa: adequação e inovação de tecnologia em ambiência das instalações agrícolas, influência das condições climáticas na produção animal, Zoneamento bioclimático e Agropecuária de precisão.
 
Coordenadora: Profª. Drª. Sílvia Helena Nogueira Turco
 
 
 
O grupo é formado por professores, estudantes de graduação e pós graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco. As atividades de pesquisa estão relacionadas ao uso planejado da terra, desde a caracterização de seus atributos até o trabalho final com as máquinas agrícolas. Assim, de maneira geral, dentro deste estudo contemplam-se as áreas de: Máquinas Agrícolas, Agricultura de Precisão, Qualidade do Solo, Topografia, Biocombustíveis, Controle das Emissões, dentre outras. Dentre as inovações tecnológicas estão relacionadas o uso de equipamentos, softwares, hardwares e sensores para o planejamento da produção agrícola, de modo a manter a sustentabilidade.
 
Coordenadora: Profª. Drª. Nelci Olszevski
 
 
O grupo de pesquisa Micrometeorologia de Floresta, Agrícola e Urbana, foi criado no ano de 2004, visando registrar as pesquisas realizadas, bem como a produção científica de seus pesquisadores e demais participantes (alunos de Pós-graduação e de Graduação). O grupo é constituído por pesquisadores da UNIVASF, UNEB, UFERSA e EMBRAPA Semiárido, tem como líder o Professor Dr. Mário de Miranda Vilas Boas Ramos Leitão (UNIVASF), como vice-líder a Professora Dra Gertrudes Macário de Oliveira (UNEB); e como pesquisadores: Professora Dra Magna Soelma Beserra de Moura (EMBRAPA – Semiárido), Professor Dr. José Espínola Sobrinho (UFERSA), Dr. Emerson Damasceno de Oliveira (LABMET-UNIVASF), também participam do grupo vários mestrandos e graduandos da UNIVASF e da UNEB. O mesmo tem como objetivo principal conforme expressa seu próprio nome, desenvolver pesquisas nas áreas de Agrometeorologia, Climatologia, Meteorologia e Micrometeorologia, na região do Semiárido nordestino como um todo. No entanto, nos últimos anos, em função da demanda local, o grupo visou centrar suas ações mais voltadas para o desenvolvimento regional, focando suas pesquisas principalmente na região do Vale do São Francisco, com o objetivo de contribuir para o aumento da produtividade e da qualidade da produção de culturas agrícolas de importância sócioecômicas para a região. Dentre as pesquisas já realizadas e aquelas em andamento, os seguintes temas têm sido estudados: microclima de áreas de caatinga, áreas reflorestadas com algaroba, áreas de pastagem e ambientes protegidos; balanços de radiação e de energia em áreas de cultivo e em áreas urbanas; clima e mudanças climáticas urbanas; demanda hídrica de culturas; e microclima e avaliação de radiação espectral em ambientes protegidos. Tais pesquisas têm sido fundamentais para subsidiar a elaboração de teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos de iniciação científica, artigos científicos para revistas científicas, trabalhos para congressos, simpósios e etc., bem como os resultados obtidos, divulgados na mídia local e transferidos aos produtores da região, através de palestras presenciais.
 
Coordenador: Prof. Dr. Mário de Miranda Vilas Boas Ramos Leitão
 
 
O Núcleo de estudos aplicados em ambiência animal e inovações tecnológicas (NESA³TEC), foi fundado em 01 de novembro de 2018 por pesquisadores acadêmicos do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Possui caráter multidisciplinar, envolvendo docentes, pesquisadores, discentes de graduação e pós-graduação e estagiários de diferentes áreas. 
 
  • Tem o objetivo de solucionar os problemas relacionados a ambiência e bem-estar animal com as tecnologias disponíveis no mercado.
  • As pesquisas estão relacionadas com a produção, sendo realizadas tanto nos setores produtivos da UNIVASF quanto em fazendas ou industrias. 
  • Além das atividades de pesquisa, organiza treinamento de pessoal com cursos de curta duração, simpósios, workshops, dentre outros.
 
Coordenador: Prof. Dr. Dian Lourençoni
 
 
Instagram