Você está aqui: Página Inicial > Pesquisa > Linhas de Pesquisa

Linhas de Pesquisa

por Dian Lourençoni última modificação 19/05/2020 08h52
 
Desenvolvimento, avaliação e aplicação de materiais convencionais e de novos materiais a partir do aproveitamento de resíduos agroindustriais ou da transformação e composição com outros materiais. Obras de Infraestrutura e fundações. 
Tratar aspectos do ambiente das instalações para produção animal e vegetal, levando em conta sistemas produtivos, condições de alojamento, características e finalidade das edificações, modelagem, simulação, controle e automação do espaço interno e condições de poluentes e ruído.
Propriedades físico-químicas de produtos biológicos; processamento; avaliação da qualidade de produtos por métodos não-destrutivos; técnicas de armazenagem, distribuição e transporte; embalagens; modelagem matemática e simulação numérica; gestão e comercialização.    
 
 
Avaliação e desenvolvimento de sistemas e equipamentos de irrigação; princípios de projeto, operação e avaliação de desempenho; estratégias de manutenção de sistemas. Desenvolvimento sustentável de agricultura irrigada, controle da salinidade em perímetro irrigado, caracterização hidrológica e gestão de bacias. Necessidade de água das plantas e a produtividade das culturas irrigadas, sob diferentes condições de solo e clima, além do desenvolvimento de novas tecnologias.
Efeitos do estresse hídrico e térmico nas plantas. Requerimento de água em escala local e regional. Prognóstico do sistema de produção aos cenários de mudanças climáticas e aplicação em planejamento de atividades agropecuárias em escala local e regional. Redução dos riscos climáticos. Avaliação da sustentabilidade do sistema de produção.
 
 
Caracterizar o meio físico (solo, água, clima e planta) e estabelecer suas relações, estabelecer o planejamento de uso adequado dos recursos naturais, considerando suas potencialidades e limitações; propor e desenvolver técnicas adequadas de práticas agrícolas apropriadas às mais diversas condições de uso e manejo da água e do solo. Estudo da recuperação e mitigação de áreas degradadas, no sentido edáfico bem como dos seus recursos hídricos, a fim de proporcionar o manejo adequado e o reestabelecimento do potencial produtivo.