Você está aqui: Página Inicial > NOTÍCIAS > 02.02.2018 - Pesquisa nacional visa conhecer perfil dos estudantes de graduação das Instituições Federais de Ensino Superior

publicado: 02/02/2018 16h07 última modificação: 06/02/2018 11h12

Conhecer a realidade dos estudantes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) em todo o Brasil para viabilizar políticas de assistência estudantil é o intuito da V Pesquisa Nacional do Perfil do Graduando 2018, que está sendo realizada pelo Fórum de Pró-Reitores de Assuntos Estudantis (Fonaprace) da Associação Nacional dos Dirigentes das Ifes (Andifes). Todos os discentes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) matriculados nos cursos de graduação presenciais no semestre letivo 2017.2 devem preencher o questionário, que estará disponível à comunidade estudantil até junho de 2018.

O levantamento é realizado por meio de um formulário online e para preenchê-lo o aluno deve inserir seu número de CPF e selecionar a Univasf entre as instituições cadastradas. Os estudantes ingressantes do Sisu 2018, que ainda estão realizando suas matrículas na Univasf, deverão aguardar até o início do semestre letivo 2018.1 para efetuar o preenchimento da pesquisa.

O pró-reitor de Assistência Estudantil da Univasf, Clebio Pereira Ferreira, enfatiza que o levantamento é de grande relevância para a permanência do projeto de assistência estudantil nas Ifes. “A pesquisa irá mostrar que a assistência estudantil é essencial para a manutenção nas universidades dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, afirma.

Ferreira lembra que 70% dos cerca de 6 mil estudantes da Univasf atualmente dependem de recursos da assistência estudantil para cursar o ensino superior. “A pesquisa vai nos ajudar a confirmar esse dado e fornecer os indicadores necessários para melhorar a política de assistência estudantil. Por isso, pedimos a participação de todos os nossos estudantes nesta pesquisa, que vai ser respondida por discentes de todo o Brasil”, ressaltou.

A pesquisa – O levantamento é realizado pelo Fonaprace desde 1996 com o objetivo de descrever as caraterísticas médias (sócio, econômica e culturais) dos discentes das Instituições Federais de Ensino Superior, cumprindo o papel de instrumentalizar as políticas de assistência estudantil através de diagnósticos, análises, acompanhamentos e avaliações. Os resultados da última edição da pesquisa, realizada em 2014, estão disponíveis no site da Andifes.

Fonte: Ascom Univasf.