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LICENCIATURA EM HISTÓRIA

publicado 10/02/2017 15h50, última modificação 15/05/2018 15h42

  

APRESENTAÇÃO

 A Univasf

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), criada em 2004 para atuar no semiárido brasileiro, tem se submetido a um processo de expansão, visando à sua consolidação junto à sociedade, mediante a incorporação de novos cursos de graduação e de pós-graduação, adaptando-se às transformações requeridas no tocante à política acadêmica e ao modelo de gestão e organização projetado. Além da criação simultânea de novos cursos voltados para as áreas de saúde, ciências da terra, ciências humanas e sociais aplicadas, novos cursos estão sendo planejados.

A UNIVASF tem por missão, foco e visão de atuação específica, atuar na geração, difusão, promoção de conhecimentos e na formação de profissionais conscientes e comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico, cultural e tecnológico, proporcionando a melhoria da qualidade de vida da população.

            Fundamentando sua filosofia de vida institucional, projetada como referencial de conduta e de pensamento à comunidade interna (alunos, docentes e técnico-administrativos), os valores e princípios que inspiram suas ações, relações e desempenho são:

  1. Pluralidade
  2. Respeito à Diversidade Étnico- Cultural
  3. Interesse Público
  4. Cidadania
  5. Inclusão Social
  6. Participação
  7. Democracia
  8. Profissionalismo e Competência Técnica
  9. Desenvolvimento Sustentável
  10. Ética
  11. Inovação Tecnológica

 

Orienta-se, pelas seguintes diretrizes fundamentais:

  1. Envolvimento da comunidade universitária nas dimensões sociais, políticas, culturais e econômicas da sociedade, tendo, para tanto, o indivíduo, a coletividade e o meio ambiente como atenção e preocupação centrais.
  2. Oportunidade a todos de oportunidades e condições de desenvolvimento intelectual e cultural.
  3. Interação ampla e diversificada com as comunidades interna e externa.
  4. Estimulo permanente a exploração e a geração de conhecimentos e de potencialidades.
  5. Contribuição para a educação básica, tecnológica e profissional.
  6. Preservação, defesa e recuperação do meio ambiente.
  7. Conservação do bem público.

 

 História/PRONERA

A UNIVASF, ao ampliar seu campo de atuação através de um processo que instaura a construção de uma instituição que conjuga, em seus projetos, o equilíbrio entre tradição e modernidade, orienta-se para um trabalho eficiente e funcional, em que a educação seja compreendida mais amplamente. Assim, sua equipe gestora e seu corpo docente e administrativo entendem que uma instituição de ensino superior tem papel de mediadora, incentivadora e produtora de um conhecimento que garanta ao indivíduo, uma auto – formação permanente, que não se limita aos muros escolares. Nesse sentido, atenta à sua responsabilidade social e em sintonia com os anseios da comunidade, propõe a implantação de cursos que se caracterizem pela preocupação com a formação de um professor/educador comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões e que compartilhe da missão de formar profissionais responsáveis, éticos e criativos em vários campos do saber. Além disso, prima por ofertar programas, projetos e eventos de extensão e iniciação científica que colaboram para a formação integral discente.

Para a concretização desses ideais, a comunidade acadêmica atenta ao seu papel formador, mobiliza-se, neste momento, para deixar registrada sua contribuição. Com o curso de Licenciatura em História, pretende-se assegurará a formação de professores críticos e reflexivos, capazes de compreender a trajetória e as transformações nas quais o homem está imerso, impulsionando as transformações da realidade regional.  Embora a proposta do curso seja a formação de docentes para a educação básica, o espaço de atuação do professor/historiador é amplo, podendo o mesmo atuar como pesquisador, em instituições culturais, arquivos, patrimônio histórico, museus, por ser o mesmo produtor de conhecimento histórico nos diferentes ambientes.

 Atividades Complementares do Curso

Durante os estudos, os discentes deverão realizar atividades complementares, integralizando 200h de atividades no componente Núcleo de Estudos Integradores, como constam na Resolução do CNE 02/2015, e que normatiza da seguinte forma no inciso III do artigo 12:

III – Núcleo de estudos integradores para enriquecimento curricular, compreendendo a participação em:

a) seminários e estudos curriculares, em projetos de iniciação científica, iniciação à docência, residência docente, monitoria e extensão, entre outros, definidos no projeto institucional da instituição de educação superior e diretamente orientados pelo corpo docente da mesma instituição;

b) atividades práticas articuladas entre os sistemas de ensino e instituições educativas de modo a propiciar vivências nas diferentes áreas do campo educacional, assegurando aprofundamento e diversificação de estudos, experiências e utilização de recursos pedagógicos;

c) mobilidade estudantil, intercâmbio e outras atividades previstas no PPC;

d) atividades de comunicação e expressão visando à aquisição e à apropriação de recursos de linguagem capazes de comunicar, interpretar a realidade estudada e criar conexões com a vida social.

 Perfil do Egresso

O Parecer CNE/CES Nº 492/2001 (Diretrizes Curriculares para os Cursos de História) estabelece que o egresso do curso de História:

(…) deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de historiador,em todas as suas dimensões, o que pressupõe o pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão? (…) e ?estar em condições de suprir demandas sociais específicas relativas ao seu campo de conhecimento (magistério em todos os graus, preservação do patrimônio, assessoria a entidades públicas e privadas nos setores culturais, artísticos, turísticos, etc.).

O licenciado em História deve ser um profissional com conhecimentos sólidos e atualizados em História, e com domínio tanto dos seus aspectos conceituais como dos históricos e epistemológicos e também com conhecimento em Educação, de forma a dispor de elementos que lhe garantam o exercício competente e criativo da docência nos diferentes níveis do ensino formal e em espaços não formais, atuando tanto na disseminação dos conhecimentos desenvolvidos pela História, enquanto instrumento de leitura da realidade e construção da cidadania, como na produção de novos conhecimentos relacionados ao seu ensino e divulgação. Assim, a definição do perfil do egresso do curso de Licenciatura de História se pauta no pressuposto de que o educando compreenda a História como um processo de construção e reconstrução, sendo que o professor de História deve desempenhar um papel na interpretação desse processo. Esse profissional não deve ser pensado apenas em sua dimensão mais usual, ou seja, ligado ao ensino formal da História, mas, sim, ser capaz de desenvolver habilidades ligadas à pesquisa histórica, à preservação documental, à recuperação da memória, à preservação do patrimônio histórico, à transmissão do conhecimento histórico especializado, estabelecendo diálogo com disciplinas afetas, pois essas dimensões não devem ser pensadas isoladamente.

O curso tem a prática pedagógica como articuladora da integração entre o saber acadêmico e a prática profissional, para permitir o desenvolvimento de competências e habilidades a serem utilizadas na prática docente, pois entende que a formação de professores deva estar fundamentada em um desenvolvimento intelectual e profissional.

Com isso pretende-se que o discente egresso do curso desenvolvam as seguintes competências:

– Domínio das diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e a análise das relações sócio-históricas;

– Esteja em condições de problematizar, nas múltiplas dimensões, as experiências dos sujeitos históricos e a constituição de diferentes relações de tempo e espaço;

– Consolide o diálogo entre o Saber Histórico e outras áreas do conhecimento;

– Desenvolva a pesquisa, a produção do conhecimento e sua difusão não só no âmbito acadêmico, mas também em instituições de ensino, em órgãos de preservação da memória e no desenvolvimento de políticas e projetos de gestão patrimonial e cultural, nos meios de comunicação e em todo e qualquer espaço em que se faça necessária a presença de um especialista em História;

– Reflita sobre as relações sociais e para a intervenção competente no sentido de garantir o pressuposto da liberdade como forma de vida;

– Compreenda os fenômeno e as práticas educativas que se processam em diferentes espaços e especialidades;

– Compreenda a Pluralidade Cultural existente na sociedade contemporânea;

– Perceba problemas sócio-culturais e educacionais existentes em seu contexto social em que vivem;

– Desenvolvam saberes para propor respostas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social;

– Construam diálogos entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento compreendendo as questões pedagógicas como parte de um universo complexo, o universo escolar;

– Entendem e existência de uma diversidade linguagens audiovisuais manifestas nas sociedades contemporâneas bem como entendimento de sua relação com a produção do conhecimento e com os processos educativos;

– Proponham metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas.