Você está aqui: Página Inicial > UNIVASF REUNE PREFEITURAS, GESTORES, PARLAMENTARES E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS PARA FORMAÇÃO DO “INSTITUTO DE CIÊNCIA, PESQUISA E INOVAÇÃO DO VALE DO SÃO FRANCISCO”

publicado: 25/06/2020 15h35 última modificação: 25/06/2020 15h35

Através de webconferência, o Reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Professor Paulo César Fagundes Neves, conduziu uma importante reunião, nesta terça-feira (23/06), com prefeitos, parlamentares, estudantes, professores e representantes de instituições públicas e privadas da região do Vale do São Francisco, a fim de unirem esforços para formação de um Instituto de Ciência, Pesquisa e Inovação do Vale do São Francisco, uma Organização Social (OS) que possa viabilizar a captação de recursos para o desenvolvimento e melhoria das atividades de ensino, pesquisa e extensão da instituição.

A proposta foi muito elogiada pelos participantes que demonstraram a importância da Univasf interagir com os poderes públicos e os setores produtivos com vistas às inúmeras demandas da sociedade e os interesses da região. Uma minuta da proposta da OS será desenvolvida e uma nova reunião mais ampla será realizada em breve com outros setores da sociedade que já demonstraram interesse em participar, como os setores agrícola e de saúde.

A iniciativa visa preencher uma lacuna decorrente da necessidade da Univasf ter acesso a outras fontes de financiamento além do Governo Federal, para subsidiar as ações de pesquisa e extensão desenvolvidas por professores e estudantes.

Estiveram presentes na reunião, prefeitos e representantes dos municípios de Casa Nova (BA), Piranhas (AL), Lagoa Grande (PE) e Paulo Afonso (BA), os deputados federais Mário Negromonte, Mário Júnior e Gonzaga Patriota, o Procurador, Igor Montalvão, além de empresas privadas e instituições públicas da região, estudantes e professores.

Diante da crise orçamentária do MEC, agravada com a pandemia do novo coronavírus, e da diminuição dos investimentos na Univasf nos últimos anos, a iniciativa da Reitoria foi muito bem avaliada por todos os presentes na reunião.

C4.jpg