Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Coleta Seletiva e Termo de Cooperação Técnica são discutidos em visita ao Campus Serra da Capivara

Notícias

Coleta Seletiva e Termo de Cooperação Técnica são discutidos em visita ao Campus Serra da Capivara

por última modificação: 23/05/2019 11h46
Colaboradores: Nathalia Carvalho| Estagiária de Jornalismo


Nos dias 09 e 10 de maio a Coordenação de Gestão Ambiental (CGA/DDI/Propladi) e a Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI/Propladi) visitou o Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), com o objetivo de verificar o funcionamento da coleta seletiva no campus e preparar a celebração de um Termo de Cooperação Técnica entre a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Cooperativa Ecológica de Materiais Recicláveis Morro do Mel (COOPERECO).

Com a presença do Secretário do Meio Ambiente de São Raimundo Nonato (PI) André Landim e equipe, Ronivan Neres Presidente da COOPERECO e cooperados, as docentes da Univasf Professora Maria de Fátima Barbosa e a Professora Anna Flora de Novaes, foram discutidos os requisitos para celebrar o Termo de Cooperação Técnica entre a COOPERECO e a Univasf.

A iniciativa que vai proporcionar o recolhimento de materiais recicláveis no Campus Serra da Capivara e gerar renda para os trabalhadores da COOPERECO, surgiu através do projeto de extensão “Organização e inclusão dos catadores de material reciclável e educação ambiental no município de São Raimundo Nonato, PI”, coordenado pela Professora Maria Fátima Ribeiro do curso de Arqueologia, do Campus Serra da Capivara (PI), que conseguiu organizar os catadores de materiais recicláveis do Município de São Raimundo Nonato-PI em uma Cooperativa (COOPERECO). Com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente o projeto promove a conscientização da sociedade sobre o lixo e a organização do grupo que faz a coleta dos recicláveis no município, proporcionando um ganho de qualidade ao trabalho dos catadores de recicláveis.

Segundo o Coordenador de Gestão Ambiental (CGA) Joaquim Feitosa, o Termo de Cooperação Técnica vai trazer melhorias para o campus e para os catadores de material reciclável: “O benefício principal é fechar o ciclo da coleta seletiva no próprio município, evitando assim o transporte dos recicláveis para o Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE). Tal medida proporcionará receita à cooperativa no local onde os recicláveis foram gerados”.

Durante a visita ao Campus Serra da Capivara foi realizada reunião com a participação dos servidores e colaboradores da limpeza, foram apresentados os resultados de 2017 e 2018 da Coleta Seletiva na Univasf. Discutiu-se também sobre o funcionamento e as dificuldades da coleta no campus, visando aprimorar as ações do Programa Univasf Sustentável, tal como a substituição de coletores danificados e a perspectiva de recolhimento dos recicláveis pela COOPERECO.

Ao final das atividades Clóvis Ramos, Joaquim Feitosa e Éverton Leandro de França, representante do Comitê Gestor do Programa Univasf Sustentável no Campus Serra da Capivara, reuniram-se para falar sobre o comitê e apresentar os resultados da Coleta Seletiva da Univasf.