Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe da Propladi participa de capacitação em Planejamento e Gestão

Equipe da Propladi participa de capacitação em Planejamento e Gestão

última modificação: 25/09/2017 15h07

Como parte do Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG), que consta no Plano de Capacitação 2016, a Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), por meio da Coordenação de Capacitação e Desempenho (CCD), promoveu, nas últimas semanas, duas ações voltadas para os gestores da Univasf. De 1º a 3 de junho, foi realizado o curso de Planejamento Estratégico com o consultor da Kaiser Associates Latin American, Antônio Napole. Já na última segunda-feira (6), servidores da instituição participaram de uma Roda de Conversa intitulada “Aprendizado sobre Gestão nas IFES”, sob a mediação do professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Valmir Pedrosa.

No curso de Planejamento Estratégico, os 22 participantes, primeiramente, aprenderam a fazer o planejamento da vida pessoal, para que tivessem uma referência maior do que é planejar. Na segunda etapa, foi discutido como fazer o planejamento de um grupo e qual a importância do grupo no planejamento. No último dia, os gestores conheceram técnicas para realizar planejamento em organizações.

Para Antônio Napole, que atua na área de consultoria há mais de 25 anos, o curso foi muito proveitoso. “Foi muito interessante poder aplicar essa atividade num grupo tão maduro, que já tem experiência, e poder aprofundar o conhecimento sobre planejamento, ambiente e competividade”, ressaltou.

O professor Mario Adriano Ávila Queiroz, diretor de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), participou do curso. Segundo ele, é muito importante pensar não só sobre o planejamento organizacional, mas também o pessoal. “Se não planejo a minha vida também não terei condições de fazer o planejamento do departamento do qual estou à frente”, disse.

Gestão nas IFEs – A discussão da Roda de Conversa girou em torno de exemplos trazidos por Valmir Pedrosa. O professor dividiu suas experiências durante os três anos em que ficou à frente da Pró-Reitoria de Gestão Institucional da UFAL. “Quando assumi essa função, a Universidade estava em fase de consolidação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Vivíamos uma complexidade operacional muito grande. Antes do Reuni, a UFAL só existia em Alagoas e hoje está presente em mais sete cidades”, relatou.

Pedrosa também destacou a importância da junção entre habilidades técnicas e habilidades interpessoais para obter um melhor desempenho no processo de gestão orçamentária. “É muito importante a participação do requisitante da compra no processo licitatório, pois ele conhece todos os requisitos técnicos do item a ser comprado”, enfatizou.

A chefe da Divisão de Gestão de Pessoas do Hospital Universitário (HU), Katiane Amorim, participou das duas ações. Para ela, a troca de experiências durante a Roda de Conversa foi enriquecedora. “Foi excelente, porque o palestrante trouxe exemplos práticos, que se assemelham ao que vivenciamos no dia a dia de trabalho”, elogiou.

Fonte: Ascom Univasf