Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa Socioambiental Univasf Sustentável: Ações para 2017

Programa Socioambiental Univasf Sustentável: Ações para 2017

última modificação: 25/09/2017 15h06

No caminho da sustentabilidade a Administração tomou algumas iniciativas como a implantação do Plano de Logística Sustentável e aderiu a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

Sendo assim foi retomado o Comitê Gestor do Programa Univasf Sustentável, um grupo consultivo, que tem a responsabilidade de propor a metodologia de trabalho para que sejam atingidos os objetivos da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P).

Dando continuidade as ações da Coleta seletiva Solidária, já em funcionamento na Univasf, foram realizadas ações para manter e melhorar a separação dos resíduos recicláveis com: campanha de sensibilização junto a comunidade acadêmica, reuniões e palestras com as coordenações de campus e equipe de limpeza nos campi de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, foram realizadas ações de recolhimento de resíduos como lâmpadas descartadas, sucatas de ferro e remodelado alguns procedimentos para direcionamento dos resíduos gerados. Os resíduos químicos de diversas naturezas foram relocados e ajustados alguns procedimentos de recolhimento. As campanhas de sensibilização também abordaram temas como utilização de recursos naturais (água, energia, papel e copos descartáveis) e deslocamento de pessoas. A disponibilização de canecas de cerâmica para os novos servidores continua acontecendo, agora no momento da posse com o Kit Univasf Sustentável. Todas as ações foram realizadas em conjunto com a Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI/Propladi), Prefeitura Universitária, Coordenação de Campus e a Coordenação de Suporte Técnico aos Laboratórios, a Assessoria de Comunicação da Univasf, Superintendência de Gestão de Pessoas, Projeto Escola Verde.

Palestra com a equipe de limpeza

Recolhimento de lâmpadas descartadas

Recolhimento de sucatas de ferro

As próximas etapas serão a implantação da Coleta Seletiva Solidária nos Campi de Paulo Afonso-BA, Senhor do Bonfim-BA e São Raimundo Nonato. Ampliar as ações em relação aos resíduos da Univasf e atuar junto a Assessoria de Infraestrutura e Prefeitura Universitária na organização e manutenção de áreas verdes.