Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Univasf participa do I Encontro de Ambientação do Curso Técnico em Química realizado no IF Sertão-PE

por última modificação: 29/03/2019 10h54
Nathalia Carvalho | Estagiária de Jornalismo

A Coordenação de Gestão Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco (CGA/DDI/Propladi/Univasf) participou, na última sexta-feira (22), do I Encontro de Ambientação do Curso Técnico em Química, realizado no IF Sertão-PE, Campus Petrolina. A ação levou aos novos alunos do curso, temáticas que têm sido alvo das ações de sustentabilidade ambiental promovidas pela Univasf. Entre os temas abordados foram destaque, as exposições sobre “Gerenciamento de Resíduos” e “Gerenciamento de Resíduos Químicos de Laboratórios”, abordados pelos técnicos, Joaquim Feitosa, coordenador de Gestão Ambiental da Univasf; e Clóvis Fernandes, coordenador de Suporte Técnico aos Laboratórios (STL).

Joaquim Feitosa enfatizou as ações de sustentabilidade desenvolvidas no âmbito do programa Univasf Sustentável. “Mostrar a nossa experiência e os resultados alcançados para outras instituições pode ajudá-las em ações futuras”, enfatizou. No ano passado, a Univasf por meio da Coordenação de Gestão Ambiental, coletou cerca de 200 quilos de pilhas e baterias, em uma das ações do programa. Outros resultados envolveram a destinação de 14.290 kg de recicláveis para cooperativas locais, através da coleta seletiva solidária.

O evento envolveu a participação de professores do IF Sertão-PE, Colégio Militar de Pernambuco e da Univasf, estudantes e pesquisadores. Além de palestras, também foi realizado um ‘trote solidário’, ação beneficente que arrecadou aproximadamente 70 kg de alimentos não perecíveis, destinados a Associação Ágape e Cantinho do Aconchego. Segundo a professora Michele Torres, a inciativa nasceu da turma do 3º ano do Curso Técnico em Química, que pretende seguir com o movimento em algumas épocas do ano com a arrecadação de roupas, brinquedos e alimentos para doação.