Você está aqui: Página Inicial > Química > Sobre o curso

Sobre o curso

publicado 27/07/2017 16h58, última modificação 04/04/2018 13h11

Histórico do curso

A implantação do curso de licenciatura em Química no município de São Raimundo Nonato - PI está diretamente ligada à necessidade de atender a uma área de conhecimento, cuja atuação docente ainda é precária em todo o país, sendo tal processo também sentido localmente. Tal curso é apontado como uma das demandas principais entre os cursos a serem ofertados pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Uma pesquisa de opinião, acerca das áreas de formação profissional mais carentes da região, foi realizada no ano de 2014, direcionada pelos colegiados do Campus Serra da Capivara e executada por uma entidade local de atuação intermunicipal, o COMITÊ DE CONTROLE SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS DO TERRITÓRIO SERRA DA CAPIVARA, por meio de um consulta pública. De um modo geral, um questionário de opções de novos cursos a serem implantados pela UNIVASF foi aplicado nos diversos bairros, escolas públicas e particulares, e universidades do município, ficando o curso de Licenciatura em Química entre os três mais requisitados.

Localizado na cidade de São Raimundo Nonato, estado do Piauí, o curso tem como campo de atuação imediata a crescente demanda das instituições de ensino da região, por docentes da área de Química. Estando estes aptos à atuarem também em todo território nacional.  De acordo com dados atuais da 13ª Gerência Estadual de Educação do Piauí, todas as vagas destinadas aos docentes de Química estão preenchidas por professores substitutos de áreas afins, não havendo nenhum profissional efetivo com formação adequada.

Tal lacuna foi apontada em ambos os órgãos consultados, Comitê e 13ª GRE, como sendo decorrente da falta de profissionais qualificados na região, o que dividiu com a UNIVASF a responsabilidade sobre a formação, em Nível Superior, desses profissionais.

O curso de Licenciatura em Química é presencial com duração de 4 anos, o regime de matricula é anual com 40 vagas oferecidas por ano, funcionando no período noturno.

Objetivos

O curso de Licenciatura em Química do Campus Serra da Capivara – SRN tem como principal objetivo a formação do profissional-educador com conhecimentos científicos e tecnológicos na área de Química. Almeja-se a consolidação de uma relação extremamente humana e consciente com a área de ensino de Química com habilidades e competências para atuar em diferentes níveis de ensino, de forma crítica e reflexiva. Nessa perspectiva, busca-se desenvolver e consolidar atividades de pesquisa e extensão que buscam a emancipação social da cidade, bem como capacitar profissionais da educação na área de Química que poderão contribuir para a potencialização do desenvolvimento local e regional.

Perfil do egresso

O profissional egresso do curso de Licenciatura em Química deve sair com uma visão sólida e abrangente dos conteúdos de Química, que propicie o entendimento do processo histórico de construção de conceitos e teorias da Química, com preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento, pautada nos avanços científicos e tecnológicos e nas necessidades sociais. A atuação será desenvolvida no âmbito do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Aula Inaugural do curso de Licenciatura em Química com a presença do Reitor no dia 20/11/2017    Aula Inaugural com a presença do reitor