Você está aqui: Página Inicial > SEAC-GR > Notícias-SEAC-GR > Univasf inicia debate sobre o Future-se/MEC na próxima quarta-feira (31)

Univasf inicia debate sobre o Future-se/MEC na próxima quarta-feira (31)

publicado: 26/07/2019 20h54 última modificação: 01/08/2019 18h18
Klene Aquino | Gabinete da Reitoria

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Conuni/Univasf) definiu hoje (26), em reunião ordinária presidida pelo vice-reitor Telio Leite, a agenda de debates internos sobre o Future-se, programa do Ministério da Educação (MEC) que prevê a criação de um fundo de R$ 102 bilhões para atração de investimento privado para universidades e institutos federais. Conforme cronograma estabelecido pelo Conuni, o debate com a comunidade acadêmica será aberto na próxima quarta-feira (31), às 15, no Complexo Multieventos, no campus de Juazeiro (BA).

O Future-se estabelece diretrizes que alteram os meios de financiamento das instituições que aderirem ao programa, autorizando-as à abertura ao capital privado com a obrigatoriedade de transferência da gestão financeira a entidades paraestatais - Organizações Sociais (OS). Apresentado aos reitores no dia 17 de julho, em Brasília, o programa estará aberto à consulta pública até 15 de agosto e, segundo o MEC, objetiva o fortalecimento da autonomia administrativa, financeira e da gestão das universidades e institutos federais. Para ser implementado, ainda deverá tramitar pelo Congresso Nacional como Projeto de Lei.

Cronograma para discussão do Future-se

31/07, às 15h, no Multieventos – Campus de Juazeiro (BA) -  Apresentação das considerações da Reitoria sobre a minuta do projeto de lei do Future-se para toda a comunidade acadêmica da região Sede (com transmissão pela TV Caatinga para os demais campi).

05 a 08/08 – Prazo para debates internos: colegiados, setores, campi, comunidade externa, docentes, técnicos e estudantes.

09/08 – Reunião deliberativa do Conuni sobre o Future-se.

registrado em: ,