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Química

por Wesley Regis Feitosa publicado 19/03/2018 14h25, última modificação 26/03/2018 11h03

Apresentação

Objetivo

Os cursos de Formação Pedagógica têm o objetivo de formar e habilitar em Licenciatura professores no exercício da profissão, que atuam nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio da rede pública estadual ou municipal dos estados da Bahia, Pernambuco ou Piauí, bem como profissionais graduados ou tecnólogos que desejam habilitar-se para o exercício da docência.

Específicos

- Proporcionar a atualização, aprofundamento e complementação de estudos na sua área
específica;
- Oportunizar a construção de competências didático-pedagógicas necessárias ao pleno
exercício da docência;
- Possibilitar a mediação entre os núcleos contextual, estrutural, integrador dos cursos de
formação pedagógica nas áreas em que serão oferecidos os cursos;
- Disseminar e articular o uso de metodologias, práticas de ensino e recursos da tecnologia
da informação e comunicação nas atividades docentes presenciais e a distância.

Público-Alvo

O Curso de Formação Pedagógica é destinado aos portadores de diploma de curso
superior, Bacharelado ou Tecnólogo, que desejam ter a habilitação equivalente à licenciatura
em sua área de formação ou em área afim àquela de sua formação como bacharel ou
tecnólogo, além disso, atendem os seguintes pré-requisitos:

- Portador de Diploma de Curso Superior em química ou área afim e histórico para
comprovação mínima de 160 horas de carga horária de disciplina específica para a
habilitação solicitada;
- Estar em efetiva regência de classe na rede pública de ensino estadual ou
municipal, atuando no 2º segmento do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio;
- Permanecer no exercício da docência em instituição pública, até o final do curso
sob pena de cancelamento de matrícula e desligamento do curso;
- Submeter-se às normas e exigências estabelecidas pelo projeto quanto ao local de
realização dos encontros presencias.

Processo Seletivo

Para ingresso no curso de Formação Pedagógica em Química, o candidato deverá
submeter-se a processo seletivo a partir de edital específico, publicado pela Universidade
Federal do Vale do São Francisco, por meio da Secretaria de Educação a Distância. Poderão
concorrer às vagas ofertadas pela Univasf somente os candidatos que atenderem os prérequisitos
indicados neste projeto pedagógico.

 

CORPO DOCENTE

Os componentes curriculares do curso de Formação Pedagógica em Química serão
ministrados por professores do quadro permanente da Univasf e docentes convidados de
outras IES (quadro 02).
Quadro 02 – Relação de professores do quadro efetivo da Univasf vinculados ao curso de Formação Pedagógica em Química.

Professor Titulação Graduação Licenciatura

Edigênia Cavalcante da Cruz Araújo

Doutorado

Química

Edilson Beserra de Alencar Filho

Doutorado

Ciências
Farmacêuticas

Arlan de Assis Gonsalves

Doutorado

Ciências
Farmacêuticas

Xirley Pereira Nunes

Doutorado

Ciências
Farmacêuticas

Gabriela Lemos de Azevedo Maia

Doutorado

Ciências
Farmacêuticas

Wagner Pereira Félix

Doutorado

Licenciatura em
Química

Deyse Machado Soares Lopes

Mestrado

Licenciatura em
Química

Maria do Socorro Tavares Cavalcante

Especialização

Licenciatura em
Pedagogia

Mábio Dutra

Mestrado

Licenciatura em
História

Matriz curricular

A matriz curricular dos cursos de Formação Pedagógica será dividida em três semestres, sendo que no primeiro semestre serão ofertados os componentes curriculares do
Núcleo Contextual comuns a todas as áreas de habilitação, compreendendo os aspectos pedagógicos gerais, conforme descrito no ementário do curso. Os demais semestres
contemplarão os componentes curriculares de aprofundamento e diversificação dos estudos, possibilitando a articulação de demandas específicas de cada área a conhecimentos técnicos e
pedagógicos. O quadro 01 ilustra a distribuição dos componentes curriculares por semestre.

Quadro 01 – Componentes curriculares distribuídos por período.

Período

Componente

Núcleo

Carga horaria

Téorica

Carga horaria

Prática

Carga horaria

Total

Pré-Requisito

Introdução aos Estudos a Distância

NC

30

-

30

-

Psicologia da Educação

NC

45

-

45

-

Fundamentos Filosóficos e
Sociológicos da Educação

NC

60

-

60

-

Experimentação em Química

NE

30 30 60 -

História da Educação

NC

30

-

30

-

Organização e Políticas Públicas
Educacionais no Brasil

NC

30

-

30

-

Didática Geral

NC

45

-

45

-

Gestão Educacional

NC

30

-

30

-

Química ambiental

NE

60

-

60

-

Química no cotidiano

NE

60

-

60

-

Currículo em Química

NE

45

-

45

-

Educação e diversidade

NE

30

-

30

-

Educação inclusiva

NE

60

-

60

-

Educação de Jovens e Adultos

NE

30

-

30

-

Metodologia da Pesquisa em Química

NE

30

-

30

-

Metodologia de Ensino em Química I

NE

30

15 45 -

Estágio Supervisionado em Química I
– Projeto Investigativo

NI

30

90 120 -

Tecnologia da Informação e
Comunicação integrada à Educação

NE

30

-

30

-

Inserção do lúdico em Química

NE

45

-

45

-

Educação Ambiental

NE

30

-

30

-

Libras

NC

60 - 60 -

Metodologia de Ensino em Química II

NE

30

15 45

Metodologia de Ensino em
Química I

Estágio Supervisionado em Química II
- Projeto de Intervenção

NI

30

150 180

Estágio Supervisionado em
Química I - Projeto
Investigativo

Atividades Complementares de Curso
(ACC)

NI

- - 200 -
Total 900 300 1.400

Polos de atuação

O curso de Formação Pedagógica em Química será realizado na modalidade a distância, dentro do Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, em 05 (seis) polos de apoio presencial estrategicamente distribuídos na região de abrangência da Univasf, conforme descrito na Tabela 01.
Tabela 1- distribuição de vagas por curso de Formação Pedagógica/polo/demanda

Polo de apoio
presencial

Quimica
UF Cidade

Professor

AC

Vaga/Polo
BA

Campo Formoso

20

10

30

Capim Grosso

20

10

30

Ipirá

20

10

30

Juazeiro

20

10

30

PE

Floresta

20

10

30

Total de vagas por curso/edital

100

50 150

*Professor: graduados não licenciados em exercício da docência na rede pública;
**AC: público em geral (graduados não licenciados).

Endereço dos polos de apoio

POLO UAB DE CAMPO FORMOSO UAB DE CAMPO FORMOSO - BA
Coordenadora do Polo: Eliana Farias de Brito
Logradouro:  Rua Arcênio Alves, s/n

Bairro: Centro, CEP 44790-000
Município: Campo Formoso - BA
Telefones: (74) 3645 1229 (Secretaria de Educação) Celular  (74) 9114 2174 FAX (74) 3645 1413
E-mail: pmcf.educacao@gmail.com/ elliana.farias@gmail.com

POLO UAB DE CAPIM GROSSO - BA
Coordenador do Polo: IVANEIDE ALMEIDA SILVA
Logradouro: Praça Gabriel Francisco S/N (Antiga Biblioteca)

Bairro: Bairro Oliveira, CEP 44695-000
Município: Capim Grosso - BA
Telefones: (74) 3651-1995(sede polo) Celulares Coordenação: (74) 9 9103-2460 / 9 8113-9466/  3651-1844 (Secretaria Municipal de Educação)
E-mail:  polouabcapimgrosso.2014@gmail.com  neidesun1@hotmail.com  neidesun1@yahoo.com.br

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE IPIRÁ - BA

Coordenador do Polo: RAMISTELA SANTANA

Endereço: Rua Manoel Oliveira e Silva, nº 147

Bairro: Sete de Julho CEP: 56600-000

Município: Ipirá - BA

Telefone: (75) 3254 -1614 (Secretaria de Educação)

(75) 9 9135-9550 (coordenação)

E-mail: polouabipira@gmail.com

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE JUAZEIRO - BA

Coordenador do Polo: ROSANGELA GONÇALVES CUNHA

Logradouro: Rua Agostinho Muniz , nº 1010 A,

Bairro: São Geraldo CEP: 48905-740

Município: JUAZEIRO-BA

Telefone: (74) 3613 2144 / 3611 1139

E-mail:  polouabjuazeiroba@gmail.com

polouabjuazeiroba.blogspot.com.br

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE FLORESTA - PE

Coordenador do Polo: MARIA DILMA MARQUES TORRES

Logradouro: Av. Dep. Audomare Ferraz, N.º 65

Bairro: Centro, CEP: 56400-000

Município: Floresta-PE

Telefones: (87) 3877-4902 / 4903  / (87) 99657 0605

E-mail: dilmamarques4@yahoo.com.br