Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Licenciatura em Educação Física

Licenciatura em Educação Física

por Luis Ricardo Araújo Dias publicado 13/03/2017 11h08, última modificação 28/07/2017 14h11

Menu:

APRESENTAÇÃO

Denominação do curso

O objetivo principal do Curso de Graduação – Licenciatura em Educação Física na modalidade à distância da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf é a formação de professores da Educação Básica que já estão exercendo a docência na rede pública de ensino e demais profissionais que objetivam atuar no campo da Educação Física escolar. O intuito é que a formação acadêmica esteja intrinsecamente comprometida com as questões educacionais locais, regionais e nacionais e com as diversas realidades sociais de forma crítica e transformadora.

Público Alvo

O público-alvo do Curso de Licenciatura em Educação Física na modalidade a distância será professores da rede pública da educação básica, sem nenhuma graduação e público em geral.

Objetivos

O Curso de Licenciatura em Educação Física na modalidade à distância objetiva conferir formação profissional denominada de Licenciado em Educação Física, habilitado para atuar como docente no ensino fundamental e ensino médio da rede pública estadual ou municipal. Os egressos estarão capacitados para desenvolverem novas técnicas de ensino voltadas para a solução dos problemas relacionados ao desenvolvimento das atividades docentes aplicadas aos conhecimentos da educação física. Tal capacidade, ao ser exercitada contribuirá para estreitar a articulação entre os setores educacionais e a sociedade e aprimorar a qualidade de ensino na escola em que atuam, ampliando as possibilidades de aprendizado dos alunos.

Objetivos específicos

Dentre os objetivos específicos do curso, podem ser destacados:

  • Democratizar o acesso de professores do ensino fundamental e do ensino médio ao Ensino Superior público, gratuito e de qualidade;
  • Promover melhorias na Educação Básica no Brasil por meio da formação inicial de professores em educação física;
  • Fomentar a Educação a Distância (EaD) e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como recurso educacional abrangente, aplicado à modernização do ensino, de forma a permitir interação e interatividade entre professores, tutores e alunos;
  • Proporcionar a atualização, aprofundamento e complementação de estudos na área da Educação Física, permitindo ao cursista uma formação consistente e contextualizada nos conteúdos de sua área de atuação;
  • Assegurar uma formação generalista, humanista e crítica, qualificadora da intervenção acadêmico-profissional, fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética;
  • Proporcionar práticas de estudos independentes, visando a uma progressiva autonomia profissional e intelectual do estudante;
  • Instrumentalizar o aluno para atuar na Educação Básica, Profissional Técnica de Nível Médio e de Jovens e Adultos a partir de conhecimentos relacionados às (1) Ciências Biológicas e (2) expressões e manifestações das culturas do movimento humano e corporal, o que envolve a iniciação esportiva, a dança, o jogo, a ginástica, a recreação, a luta/arte marcial e o autoconhecimento;
  • Capacitar o aluno para atuar na Educação Básica, Profissional Técnica de Nível Médio e de Jovens e Adultos em suas exigências gerais, tais como inserção social da escola, domínio das teorias e processos pedagógicos (ensino-aprendizagem) e das teorias do desenvolvimento humano.
  • Oportunizar a construção de competências didático-pedagógicas necessárias ao pleno exercício da docência, através da disseminação e articulação do uso de metodologias, práticas de ensino e recursos da tecnologia da informação e comunicação nas atividades docentes presenciais e a distância;

CORPO DOCENTE

Secretário: 
Coordenador: José Roberto Andrade do Nascimento Junior

Alvaro Rego Millen Neto
André Luiz Demantova Gurjão
Bruno Otávio de Lacerda Abrahão
Diego Luz Moura
Ezer Wellington Gomes Lima
Fernando de Aguiar Lemos
Ferdinando Oliveira Carvalho
José Fernando Vila Nova de Moraes
Kleverton Krinski
Leonardo Trevisan Costa
Luciano Juchem
Luiz Alcides Ramires Maduro
Mariana Ferreira de Souza
Marcelo de Maio Nascimento
Natália Batista Albuquerque Goulart Lemos
Rodrigo Gustavo da Silva Carvalho

MATRIZ CURRICULAR

A estrutura do Curso de Licenciatura em Educação Física a distância da UNIVASF baseia-se nos princípios que contemplam as exigências do professor de Educação Física, levando em consideração a identificação de problemas e necessidades atuais e prospectivas da sociedade, assim como da legislação vigente.

Visando a assegurar um tratamento amplo e a incentivar a integração de conhecimentos e habilidades necessários à formação de professores, o curso apresenta uma estruturação e integração de conhecimentos baseados nos conteúdos curriculares dispostos: i) nas Diretrizes Curriculares para os cursos de Educação Física (Parecer CNE/CES n° 58/2004), articulados com conhecimentos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica na “modalidade a distância” (Resolução CNE/CES nº 4/2010), conhecimentos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em nível superior, curso de licenciatura de graduação plena (Resolução CNE/CP nº 2/2015) e dispositivos internos da UNIVASF referentes às disciplinas eletivas e aos Núcleos Temáticos Interdisciplinares (normas estatutárias).

·      Carga horária mínima: 3275 horas composta por:

·      Carga horária de disciplinas obrigatórias: 2310 horas;

·      Carga horária mínima de disciplinas optativas: 120 horas;

·      Carga horária mínima de disciplinas eletivas: 120 horas;

·      Carga horária mínima de núcleo temático multidisciplinar: 120 horas.

·      Carga horária total dos estágios curriculares obrigatórios: 405 horas;

·      Carga horária mínima de atividades extracurriculares/complementares: 200 horas;

·      Limite mínimo para integralização: quatro anos;

 

·      Limite máximo para integralização: oito anos.

 

1º Semestre - 360h

  • Anatomia do Aparelho Locomotor 60h
  • Antropologia e Sociologia da Educação Física e Esporte 60h
  • Biologia Celular e Bioquímica 60h
  • Metodologia do Ensino da Dança 60h
  • História da Educação Física 60h
  • Introdução à Educação Física 30h
  • Introdução aos Estudos a Distância 30h

2º Semestre - 360h

  • Crescimento e Desenvolvimento Humano 60h
  • Fisiologia Humana 60h
  • Fundamentos da Educação I 60h
  • Metodologia do Ensino da Ginástica 60h
  • LIBRAS 60h
  • Teoria e Prática do Lazer 60h

3° Semestre - 360h

  • Aprendizagem Motora e Controle Motor 60h
  • Metodologia do Ensino do Atletismo 60h
  • Fisiologia do Exercício 60h
  • Fundamentos da Educação II 60h
  • Pedagogia do Esporte 60h
  • Psicologia da Educação 60h

4° Semestre - 360h

  • Metodologia do Ensino do Basquetebol 60h
  • Cinesiologia 60h
  • Metodologia do Ensino do Handebol 60h
  • Metodologia do Ensino em Lutas 60h
  • Políticas Públicas em Educação no Brasil 60h
  • Tópicos em Educação Inclusiva 60h

5° Semestre - 390h

  • Educação Física na Educação Infantil 60h
  • Educação Física Adaptada 60h
  • Metodologia do Ensino do Futebol e Futsal 60h
  • Metodologia do Ensino do Voleibol 60h
  • Teoria e Metodologia do Treinamento Esportivo 90h
  • Disciplina Optativa / Eletiva I 60h

6° Semestre - 375h

  • Didática da Educação Física I 60h
  • Educação Física no Ensino Fundamental 60h
  • Estágio Curricular Obrigatório I 135h
  • Metodologia da Pesquisa em Educação Física 60h
  • Disciplina Optativa / Eletiva II 60h

7° Semestre - 435h

  • Capoeira 60h
  • Didática da Educação Física II 60h
  • Educação Física no Ensino Médio 60h
  • Estágio Curricular Obrigatório II 135h
  • TCC I 60h
  • Disciplina Optativa / Eletiva III 60h

8° Semestre - 435h

  • Didática da Educação Física III 60h
  • Estágio Curricular Obrigatório III 135h
  • TCC II 60h
  • Núcleo Temático Interdisciplinar 120h
  • Disciplina Optativa / Eletiva IV 60h

POLOS DE ATUAÇÃO

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE CABROBÓ - PE
Coordenador do Polo: Cilane Santos Cavalcanti
 
POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE CAPIM GROSSO - BA
Coordenador do Polo: IVANEIDE ALMEIDA SILVA
 
POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE PAULO AFONSO - BA
Coordenador do Polo: EDJANE QUEIROZ DA SILVA MELO
 
POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE PIRITIBA - BA
Coordenador do Polo: ABIMAEL GAMA SANTOS
 
POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE TRINDADE – PE (LAUDENOR LINS JUNIOR)
Coordenador do Polo: ELIZABETE SOUSA ALVES OLIVEIRA

·      Carga horária mínima: 3275 horas composta por:

·      Carga horária de disciplinas obrigatórias: 2310 horas;

·      Carga horária mínima de disciplinas optativas: 120 horas;

·      Carga horária mínima de disciplinas eletivas: 120 horas;

·      Carga horária mínima de núcleo temático multidisciplinar: 120 horas.

·      Carga horária total dos estágios curriculares obrigatórios: 405 horas;

·      Carga horária mínima de atividades extracurriculares/complementares: 200 horas;

·      Limite mínimo para integralização: quatro anos;

·      Limite máximo para integralização: oito anos.

 

1º PERÍODO – 360h

Anatomia do Aparelho Locomotor    60h

Antropologia e Sociologia da Educação Física e Esporte 60h

Biologia Celular e Bioquímica 60h

Metodologia do Ensino da Dança 60h

História da Educação Física  60h

Introdução à Educação Física 30h

Introdução aos Estudos a Distância  30h

 

2º PERÍODO – 360h

Crescimento e Desenvolvimento Humano 60h

Fisiologia Humana 60h

Fundamentos da Educação I 60h

Metodologia do Ensino da Ginástica 60h

LIBRAS 60h

Teoria e Prática do Lazer 60h

 

3º PERÍODO – 360h

Aprendizagem Motora e Controle Motor 60h

Metodologia do Ensino do Atletismo 60h

Fisiologia do Exercício 60h

Fundamentos da Educação II 60h

Pedagogia do Esporte 60h

Psicologia da Educação 60h

 

4º PERÍODO – 360h

Metodologia do Ensino do Basquetebol 60h

Cinesiologia 60h

Metodologia do Ensino do Handebol 60h

Metodologia do Ensino em Lutas 60h

Políticas Públicas em Educação no Brasil 60h

Tópicos em Educação Inclusiva 60h

 

5º PERÍODO  - 390h

Educação Física na Educação Infantil 60h

Educação Física Adaptada 60h

Metodologia do Ensino do Futebol e Futsal  60h

Metodologia do Ensino do Voleibol 60h

Teoria e Metodologia do Treinamento Esportivo 90h

Disciplina Optativa / Eletiva I 60h

 

6º PERÍODO – 375h

Didática da Educação Física I 60h

Educação Física no Ensino Fundamental 60h

Estágio Curricular Obrigatório I 135h

Metodologia da Pesquisa em Educação Física 60h

Disciplina Optativa / Eletiva II 60h

 

7º PERÍODO – 435h

Capoeira 60h

Didática da Educação Física II 60h

Educação Física no Ensino Médio 60h

Estágio Curricular Obrigatório II 135h

TCC I 60h

Disciplina Optativa / Eletiva   III 60h

 

8º PERÍODO – 435h

Didática da Educação Física III 60h

Estágio Curricular Obrigatório III 135h

TCC II 60h

Núcleo Temático Interdisciplinar 120h

Disciplina Optativa / Eletiva   IV 60h