Você está aqui: Página Inicial > Cursos > Licenciatura em Pedagogia

Licenciatura em Pedagogia

por Luis Ricardo Araújo Dias publicado 13/03/2017 11h08, última modificação 25/07/2017 10h56

Menu:

APRESENTAÇÃO

Denominação do curso

O objetivo principal do Curso de Graduação – Licenciatura em Pedagogia EaD da Universidade Federal do Vale do São Francisco - Univasf é a formação inicial de professores da Educação Básica que já estão exercendo a docência na rede pública de ensino e demais profissionais que objetivam atuar no campo pedagógico em espaços formais, não formais, públicos e privados. O intuito é que a formação pedagógica esteja intrinsecamente comprometida com as questões educacionais locais, regionais e nacionais e com as diversas realidades sociais de forma crítica e transformadora.

Público Alvo

Professores em exercício da rede pública de ensino que não tenham habilitação específica em Pedagogia; estudantes egressos do Ensino Médio, que desejem atuar na Educação básica ou demais áreas de atuação da Pedagogia.

Objetivos

O objetivo principal do Curso de Graduação – Licenciatura em Pedagogia EaD da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF é viabilizar a formação inicial de professores da Educação Básica que já estão exercendo a docência na rede pública de ensino e estudantes que concluíram o Ensino Médio. O intuito é que a formação pedagógica esteja intrinsecamente comprometida com as questões educacionais locais, regionais e nacionais e com a realidade social de forma crítica e transformadora.

Objetivos específicos

Dentre os objetivos específicos do curso, podem ser destacados:

  • Promover formação teórico-metodológica, articulando as relações teóricas-práticas, com vistas à formação do profissional participativo na sociedade local e global;
  • Promover maior democratização ao ensino superior, para professores da Educação Básica;
  • Contribuir para a formação docente, com qualificação político pedagógica e cultural;
  • Fornecer subsídios para uma prática educativa transformadora, por meio de metodologias de ensino inovadoras;
  • Contribuir com preparo do profissional que atue, de forma crítica e participativa na sociedade, buscando a construção de um ensino/aprendizagem de qualidade;
  • Possibilitar a participação do aluno em atividades de pesquisa e extensão, agregando a prática da pesquisa como elemento da formação docente.

CORPO DOCENTE

Secretário: Elton Oliveira de Souza.
Coordenadora: Silvia Raquel Santos de Morais 

Abimailde Maria Cavalcante Fonseca Ribeiro
Adelson Dias de Oliveira
Afonso Henrique Novaes Menezes
Alvaro Rego Millen Neto
André Luiz demantova Gurjão
Ângela Zenubia Pereira de Araújo Morais
Antonio Fernandes Correia de Moura
Cixto de Assis Bandeira Filho
Clenilda da Cruz Cavalcante
Dennis Marinho Ramalho de Souza
Deuzilene Braga Santana
Dinani Gomes Amorim
Edigênia Cavalcante da Cruz Araújo
Ferdinando Oliveira Carvalho
Fernanda Roda Cassundé
Jackeline Maria de Souza
Jadsonlee da Silva Sá
João Carlos Sedraz Silva
Jorge Luis Cavalcanti Ramos
Josenilda Martins de Souza
Kátia da Silva Santos
Keila Moreira Batista
Liliane Caraciolo Ferreira
Luciana Vieira de Souza Rodrigues
Marcela Fulanete Corrêa
Marcelo Domingues de Faria
Marcelo Ribeiro
Marcia da Silva Amorim
Maria de Fátima Paixão Feitosa
Maria Nacwelha Ferreira Oliveira
Maria Rozicleide de Souza Gomes
Max Santana Rolemberg Farias
Rejane Maria Pereira Alves Reis
Ricardo Duarte
Roberto Jefferson Bezerra Do Nascimento
Rômulo Calado Pantaleão Camara
Rosemairy Luciane Mendes
Roxana Braga de Andrade Teles
Sérgio Rodrigues Moreira
Tânia Cristina da Silva
Terezinha Abel Alves
Vanderléa Andrade Pereira
Venâncio de Sant'ana Tavares
Xirley Pereira Nunes

MATRIZ CURRICULAR

Em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, as atividades do Curso serão distribuídas em três núcleos: Núcleo de Estudos Básicos, com as atividades de fundamentos e de preparação técnica para o exercício da docência; Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos, que se relaciona com as prioridades e especificidades do Projeto Pedagógico do Curso, sempre inseridas pelas demandas sociais; Núcleo de Estudos integradores, composto pelas atividades voltadas para a pesquisa, as práticas pedagógicas e os estágios_supervisionados.

Esses núcleos se articulam com uma perspectiva que entrelaça três dimensões fundamentais do processo educativo: a) a sociedade e as instituições educativas; b) as características e especificidades dos sujeitos que compõem o processo educacional como um todo e c) os conhecimentos e saberes específicos que são tematizados no trabalho efetivo na escola.

3.220 (três mil duzentos e vinte horas) h/a.

1º Semestre - 360h

  • Fundamentos da Educação à distância - 60h
  • História da Educação - 60h
  • Fund. Antropológicos da Educação - 60h
  • Filosofia da Educação - 60h
  • Sociologia da Educação - 60h
  • Mét. do Trab. Cient. e da Pesq. em Educação - 60h

2º Semestre - 360h

  • Fundamentos epistemológicos da Pedagogia - 60h
  • Legislação e organização da Educação Básica - 60h
  • Fundamentos teóricos e Práticos da Educação Contextualizada no Semiárido Brasileiro - 60h
  • Teorias do Currículo e Sociedade - 60h
  • Psicologia da Educação - 60h
  • Educação e tecnologia da comunicação e informação - 60h

3° Semestre - 360h

  • Didática Geral - 60h
  • Fundamentos e Práticas da Educação de Jovens e Adultos - 60h
  • Fundamentos e Práticas da Educação Infantil e dos Primeiros Anos do Ensino Fundamental - 60h
  • O ensino de Língua Portuguesa - 60h
  • Planejamento e Avaliação da Educação e da aprendizagem - 60h
  • Educação e Gestão Sócio-ambiental - 60h

4° Semestre - 420h

  • Prática e Pesquisa Educativa - 60h
  • Aspectos Ético-político-educacionais da Integração da Pessoa com deficiência - 60h
  • Psicopedagogia - 60h
  • Educação das Relações Étnico-raciais e Diversidade - 60h
  • Política e Gestão da Educação escolar - 60h
  • Núcleo Temático - 120h

5° Semestre - 400h

  • Estágio Supervisionado na Escola I - 100h
  • Artes e Educação - 60h
  • Literatura Infanto-juvenil - 60h
  • Psicodinâmica das Relações Humanas - 60h
  • Organização do trabalho pedagógico - 60h
  • Formação e saberes docentes - 60h

6° Semestre - 420h

  • Estágio Supervisionado na Escola II. - 120h
  • Linguagem Bras. de Sinais - LIBRAS - 60h
  • Ensino da Matemática - 60h
  • Ensino da História e Geografia - 60h
  • Optativa I - 60h
  • Ensino das Ciências Naturais - 60h

7° Semestre - 360h

  • Estágio Supervisionado na Escola III - 180h
  • Educação do Campo - 60h
  • Educação e Culturas afro-brasileiras e indígenas - 60h
  • Disciplina Optativa II - 60h

8° Semestre - 180h

  • TCC - 120h
  • Disciplina Optativa III - 60h

POLOS DE ATUAÇÃO

POLO UAB DE CAMPO FORMOSO UAB DE CAMPO FORMOSO - BA
Coordenadora do Polo: Eliana Farias de Brito

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE CAPIM GROSSO - BA
Coordenador do Polo: IVANEIDE ALMEIDA SILVA

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE ITABERABA - BA
Coordenador do Polo: SOLANGE PINHO LIMA

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE JAGUARARI (PILAR-BA)
Coordenador do Polo: Everaldo da Silva Reis

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE JUAZEIRO - BA
Coordenador do Polo: ROSANGELA GONÇALVES CUNHA

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE PAULO AFONSO - BA
Coordenador do Polo: EDJANE QUEIROZ DA SILVA MELO

POLO DE APOIO PRESENCIAL UAB DE PETROLINA - PE
Coordenador do Polo: MARIA DE LOURDES ANTUNES MACIEL