Você está aqui: Página Inicial > DOCUMENTOS UAB > Documentos UAB

Documentos UAB

por Eliezer Vila F. Andrade publicado 06/07/2017 17h59, última modificação 06/07/2017 18h40

O sistema Universidade Aberto do Brasil foi criado em 2005 e instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País", sendo gerenciado pela CAPES.

Sendo um programa articulador entre governo federal e entes federativos que apoia instituições públicas de ensino superior (IPES) a oferecerem cursos de nível superior e de pós-graduação por meio do uso da modalidade de educação a distância, o principal objetivo da UAB é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública. Para alcançar estes objetivos a UAB não busca a criação de uma nova instituição de ensino, mas sim, a articulação das já existentes, possibilitando levar ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros que por diversos motivos não contam com cursos de formação superior ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos.

É neste sentido que a Secretaria de Educação a Distância da Univasf tem trabalhado em parceria com a UAB. Em 2012, o programa teve início com os cursos pertencentes ao Programa de Formação Pedagógica - PARFOR, em seis grandes áreas essenciais e bastante carentes de profissionais do ensino público. Em 2016 foi realizado o processo seletivo mais recente, quando foram ofertados os cursos de graduação e pós-graduação.

Aqui, neste espaço, você poderá fazer o download dos documentos mais importantes nesta sua jornada.

 

Ficha de Termo de Tutores

Ficha de Termo de Professor Formador

Ficha de Termo Coordenador de Curso

Declaração Acúmulo