Você está aqui: Página Inicial > História

História

por Luis Ricardo Araújo Dias publicado 13/03/2017 08h51, última modificação 10/04/2017 09h12
A Univasf e o ensino a distância

No ano de 2009, após cinco anos de funcionamento da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi criada a Secretaria de Educação a Distância – SEaD, como um órgão suplementar da administração superior da universidade, responsável pelo fomento, apoio, articulação e execução de projetos institucionais em Educação a Distância (EaD).

Em 2010, houve a aprovação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a compra de veículo, além de articulações com lideranças políticas regionais com o objetivo de prospectar demandas e ofertar cursos no polo de apoio presencial do município de Salgueiro PE e de obter a aprovação de cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR. No mesmo ano, a Univasf foi vinculada ao MEC, tornando possível a participação na Universidade Aberta do Brasil - UAB, conforme Portaria Nº 1.369, de 7 de dezembro de 2010.

Objetivando fomentar o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs), em 2011, foram ofertados diversos cursos direcionados à capacitação dos servidores no uso da plataforma virtual de apoio ao ensino adotada pela instituição, o Moodle (Ambiente modular de aprendizagem dinâmica orientada a objetos). Além da estruturação da oferta de serviços como web conferência, videoconferência, transmissão por streaming e Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para consolidar essas e outras ações de capacitação dos servidores da instituição, foi aprovado o Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC). Em 2012, ocorreu a posse de nova gestão da UAB na Instituição. No mês de abril, foram iniciados os cursos de Formação Pedagógica aprovados pelo PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica), com o objetivo de proporcionar a atualização, aprofundamento e complementação de estudos de professores da Educação Básica em suas áreas específicas, a saber: Artes Visuais, Biologia, Educação Física, Física, Matemática e Química.

Em 2012, a SEaD, em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas, criou o primeiro curso de Especialização a distância da Univasf, "Ensino Superior, Contemporaneidades e Novas Tecnologias", o qual foi concluído em fevereiro/2014. No mesmo ano foi iniciado o primeiro curso de extensão a distância da SEaD: "Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e COM-Vidas". Ainda em 2012, a SEaD submeteu a proposta de cursos em nível de graduação e pós-graduação ao Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) junto à CAPES, os quais foram aprovados através do Edital 19/2012 (Bacharelado e Especialização em Gestão).

No ano de 2013 foram aprovados os cursos de graduação e pós-graduação por meio da chamada UAB - 01/2013, os quais tiveram início no primeiro semestre de 2014 (Licenciatura e demais Especializações).