Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aula Inaugural abre início das aulas nos cursos de Especialização da SEaD

Notícias

Aula Inaugural abre início das aulas nos cursos de Especialização da SEaD

Os coordenadores de cada um dos três cursos de especialização falaram brevemente a respeito do que seus respectivos cursos têm a oferecer
publicado: 10/03/2017 16h34 última modificação: 13/03/2017 08h47

Na noite desta quinta-feira, 02 de fevereiro, o auditório da biblioteca da UNIVASF, em Petrolina, recebeu dezenas de estudantes para a aula inaugural dos cursos de especialização em: Gestão em Saúde, Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias e Gestão Pública, ofertados pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD UNIVASF).

Para estes cursos de pós-graduação, lato sensu, a SEaD ofertou, via edital lançado em 2016, 480 vagas: 150 para especialização em Gestão Pública nos polos de Juazeiro, Paulo Afonso, Afrânio, Ouricuri e Salgueiro; 150 para a especialização em Gestão em Saúde nos municípios de Capim Grosso, Campo Formoso, Irecê, Águas Belas e Cabrobó e, ainda, 180 para a especialização em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias ofertadas em Capim Grosso, Campo Alegre de Lourdes, Ipirá, Irecê, Juazeiro e Petrolina. Boa parte dos alunos aprovados neste processo estiveram no auditório, nesta noite de quinta-feira, para participar da aula inaugural. Aqueles que não puderam estar presentes, tiveram a oportunidade de acompanhar o evento online, através da TV Caatinga, que transmitiu a aula ao vivo. 

A Pró-Reitora de Ensino, professora doutora Mônica Aparecida Tomé, que esteve representando o magnífico Reitor Julianeli Tolentino, abriu oficialmente a aula inaugural e manifestou o seu contentamento com a qualidade da educação a distância que tem sido oferecida pela UNIVASF. "Presencialmente, de fato, não conseguimos dar conta de toda a demanda que se tem. Mas, com a educação a distância, temos tido essa oportunidade. No "SEaD em Formação" de 2016 (evento que discutiu os desafios da educação a distância), nós vimos como a EAD tem apresentado resultados positivos e como, ao menos na UNIVASF, temos tido formação de qualidade nessa modalidade de ensino através do trabalho de nossos professores e tutores", disse. 

Os coordenadores de cada um dos três cursos de especialização falaram brevemente a respeito do que seus respectivos cursos têm a oferecer. O Coordenador de Especialização em Gestão em Saúde, professor doutor Daniel Henrique explicou que o curso visa melhor capacitar os profissionais de saúde para trabalharem no âmbito público. "Hoje, contamos com 130 alunos. Como o número de desistências neste curso é baixíssima, nós acreditamos que teremos mais de 100 profissionais de saúde capacitados para lidar com o serviço público", informou.

Já o Coordenador do curso de Especialização em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias, professor doutor Marcelo Silva falou a respeito de como o curso irá abordar as temáticas propostas. "Temos buscado pensar educação de um modo geral, não só no âmbito da sala de aula, apesar de esse ser um local privilegiado. Também fizemos uma reflexão acerca das novas tecnologias. O curso fala dos aparatos tecnológicos, mas também diz respeito aos fenômenos da contemporaneidade". Por fim, O Coordenador de Especializações em Gestão Pública, professor doutor Jorge Luís Cavalcanti afirmou que um dos objetivos deste curso é capacitar profissionais para que eles possam intervir em suas realidades. "Pretendemos contribuir para a gestão pública nas esferas federais, estaduais e municipais. Todos nós, enquanto cidadãos, devemos ter percepções acerca do serviço público. Por isso, o conhecimento adquirido nesse curso vai agregar muito àqueles que o cursarem, independente da formação que tiverem".

Para encerrar a primeira parte da aula inaugural, o Secretário de Educação a Distância, professor doutor Ricardo Duarte apresentou os tutores e coordenadores de Polo dos cursos de especialização e contou como a SEaD tem primado pela qualidade e pela eficiência. Afirmou que é preciso dedicação e disciplina para conquistar o objetivo, discurso reafirmado pelo Diretor de Pós-Graduação da UNIVASF , professor doutor Mário Adriano Ávila, que parabenizou os alunos que escolheram a Universidade para fazer parte tão importante da vida de cada um deles. Exortou os presente que a cumprirem os prazos e chegarem ao final com o título. 

Após as falas dos Coordenadores de cursos e demais representantes da Universidade, o professor doutor David Neri fez uma breve e dinâmica apresentação a respeito do Moodle, plataforma online que será usada pelos alunos durante todo o curso. 

Para encerrar a Aula Inaugural, a professora Maeve Melo palestrou acerca do tema "Diálogos sobre a Gestão Pública". Durante sua fala, e diante do olhar atento dos estudantes e presentes em geral, Maeve contou diversas experiências vividas por ela ao longo de sua longa e respeitada carreira na gestão pública. 

Um dos muitos estudantes que estavam no auditório,  Elijalma Augusto Beserra é engenheiro civil e foi um dos aprovados para especialização em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias no polo Juazeiro. Augusto, que é servidor público, conta que as falas na aula inaugural mostraram aquilo que ele espera do curso. Uma capacitação para melhor exercer seu papel no âmbito do serviço público. "No meu trabalho eu tento desenvolver ações que promovam o desenvolvimento de comunidades menos privilegiadas e, nesse exercício, sou chamado a dialogar com diversos grupos sociais. Ao longo desses anos, percebi a necessidade de dominar técnicas que facilitem a interação com os beneficiários. Acredito que esse curso vai me dar mais subsídios nesse sentido, e as falas da palestrante, bem como a dos coordenadores dos cursos mostram que é exatamente isso que essas especializações vão oferecer", explica.