Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conhecendo os novos cursos da SEaD

Notícias

Conhecendo os novos cursos da SEaD

Conheça o curso de Especialização em Ensino de Ciências
por publicado: 19/04/2018 11h29 última modificação: 19/04/2018 11h37

A Secretaria de Educação a Distância da Univasf (SEaD) irá ofertar, nos próximos meses, 8 novos cursos, dos quais 6 são de  Especialização e 2 de graduação. Os novos cursos de especialização são: Especialização em Ensino de Matemática, Ensino de Sociologia, Ensino de Filosofia, Ensino de Ciências, Educação Ambientação Interdisciplinar e Tecnologias Agrícolas. Esses cursos terão duração de 18 meses, conferindo ao concluinte o título de especialista.

Para que o público da SEaD conheça melhor os novos cursos que serão ofertados pela Secretaria, apresentaremos cada um deles, um por semana, aqui, em nosso portal.

 O primeiro a ser apresentado será o curso de Especialização em Ensino de Ciências (Ciência é 10!).

  * Destinado a que público?

 Este curso é destinado aos docentes das áreas de Ensino de Ciências e egressos dos cursos de Ciências da Natureza, Matemática, Física, Química, Biologia e demais afins. Havendo vaga, e em consonância com as necessidades dos respectivos sistemas de ensino e instituições formadoras, outros segmentos poderão ser atendidos na oferta deste curso. Fique atento e entre em contato com a coordenação do curso caso esteja interessado, mas faça parte de outro segmento não citado acima.

  * Que tipo de profissional esse curso pretende formar ?

 O curso de Especialização 'Ciência é 10!' pretende formar profissionais que atuem, ou desejem atuar no campo do Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A metodologia do curso visará garantir a articulação entre os conhecimentos, metodologias e conteúdos acadêmicos, e os conhecimentos e práticas detidos pelos professores nas escolas.

  * Qual a duração?

 1 ano e meio. O curso ainda não tem data definida para início. A previsão é que seja iniciado ou no segundo semestre de 2018 ou no primeiro de 2019.

  * O conteúdo que será abordado no curso já está definido ?

 O curso de Especialização em Ensino de Ciências será dividido em três módulos curriculares, além de um módulo introdutório em Educação a Distância e a elaboração e defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), conforme descrito abaixo:  

DISCIPLINAS

Carga Horária

Introdução a Educação à Distância

30h/a

MÓDULO I - Para perguntar e experimentar, é só começar!

 

Didática do Ensino de Ciências

30h/a

Ciência é 10! Metodologia da Pesquisa Científica

30h/a

TOTAL Introdução e Módulo I

90h/a

MÓDULO II - Para perguntar e responder, melhor saber!

 

Instrumentação para o Ensino de Ciências I (Vida e Ambiente)

45h/a

Instrumentação para o Ensino de Ciências II (Universo e Tecnologia)

45h/a

Ciência é 10! Experimentação Científica em sala de aula

30h/a

Uso das TIC’s aplicada ao Ensino de Ciências

30h/a

TOTAL Módulo II

150h/a

MÓDULO III - Se é para experimentar, vamos fazer!

 

Metodologias Participativas no Ensino de Ciências em espaços formais e não formais

30h/a

Elaboração de Projetos de Investigação no Ambiente Escolar

30h/a

Ciência é 10! Resolução de Problemas e Projetos de Intervenção no Ambiente Escolar 

30h/a

TOTAL Módulo III

90h/a

Trabalho de Conclusão de Curso

60h/a

TOTAL Curso

390h/a

 O curso de Especialização 'Ciência é 10!' faz parte da proposta de adesão ao projeto pedagógico nacional do curso de Especialização em Ensino de Ciências, em atendimento ao Plano Nacional de Formação de Professores, que visa formar profissionais, em nível de especialização, no ensino de diversas áreas de conhecimento, com vistas a assegurar o direito à aprendizagem e a realização do projeto político-pedagógico da escola, a partir de um ambiente escolar que favoreça ao desenvolvimento do conhecimento, da ética e da cidadania.

 Neste sentido, a preocupação e a responsabilidade para com o ensino de Ciências implicam, dentre outros aspectos, investir na formação continuada de professores e nas condições da escola. O que permite reafirmar, neste projeto de Curso de Especialização, os princípios anteriormente apresentados, uma vez que se sabe que os sujeitos da educação carecem de uma formação permanente em que sejam contemplados elementos essenciais para a atuação docente, tais como: 

  •          O incremento na postura crítico-reflexiva acerca do ato educativo;
  •           A produção de uma visão articulada do trabalho da sala de aula com o ambiente escolar, o projeto político-pedagógico da escola e a relação desta com um projeto de sociedade;
  •          A percepção das complexas relações entre a educação escolar (o ensino das Ciências), a cultura, a tecnologia, a sociedade e o ambiente como uma das possibilidades de inserção dos indivíduos no mundo moderno; e, ainda,
  •          O fortalecimento do compromisso com a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem em Ciências.

 

Assim, o Curso de Especialização em ensino de Ciências tem a intencionalidade de oferecer ferramentas que fortaleçam o professor no enfrentamento dos desafios postos no cotidiano de suas escolas e de suas salas de aula, de modo que estes consigam conectá-los à realidade da sociedade contemporânea - tecnológica e globalizada.